DOE AGORA

Turma de 2020 do Programa de Aceleração da PPA inicia sua jornada

Turma de 2020 do Programa de Aceleração da PPA inicia sua jornada

Uma das particularidades do Programa de Aceleração da PPA é a customização a partir das necessidades dos próprios negócios acelerados

 

Por Comunicação PPA
Fotos: Henrique Saunier

 

Manaus – Reunidos durante cinco dias (17 a 21/2), integrantes dos 15 negócios selecionados para a nova turma do Programa de Aceleração da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) participaram de uma oficina de modelagem de negócios e construção de indicadores. Nos três primeiros dias, o workshop inaugural integrou as empresas em uma imersão no meio da floresta amazônica, com o objetivo de apoiá-las na construção e no aprimoramento de modelos de negócio e indicadores de resultado de seus impactos.

Em 2020, o grupo que participa do Programa de Aceleração da PPA é composto por negócios que trazem soluções em agricultura e pecuária sustentável, manejo e produção florestal, produtos e serviços ambientais, educação para conservação do meio ambiente, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, entre outros. Três cooperativas extrativistas integram a turma, o que proporcionou também trocas bastante construtivas entre elas desde o primeiro dia.

O encontro foi facilitado pela Sense-Lab e Move Social, parceiros do Programa e idealizadores do Modelo C, e também pela Maniê, consultoria que apoia o desenvolvimento de pessoas e organizações que buscam gerar impacto positivo. O resultado desta primeira oficina foi a realização de uma modelagem com base no modelo C de cada negócio, uma matriz de indicadores elaborada a partir dessa modelagem e um plano de ação que guiará toda a jornada do Programa.

“Tínhamos que ter um treinamento desses antes de sermos empreendedoras, porque erramos muito. A vontade de ser empreendedora e a necessidade são maiores do que o conhecimento que a gente tem para isso. Logo no primeiro dia do workshop a gente já ‘bateu’ realmente na ferida, olhando para onde estão os nossos problemas, onde precisamos melhorar, para a nossa organização mesmo. E estar junto com outras cooperativas está nos ajudando a pensar problemas comuns”, avalia Hélia Félix, da Cacauway, empreendimento da Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica, localizada em Medicilândia, no Pará, que fabrica chocolate a partir do cacau extraído pelo grupo.

 

Hélia Félix, da Cacauway, com o Modelo C construído durante o workshop

 

Uma das particularidades do Programa de Aceleração da PPA é a customização a partir das necessidades dos próprios negócios acelerados. O Programa tem seis meses de duração, e inclui ainda mentorias individuais, assessoria jurídica, contábil e de marca, bolsas para participação de eventos e cursos.

“São negócios e empreendedores que têm potencial para transformar a economia da região, cada um na sua área, em sua especialidade. E a construção dos modelos de negócio e das Teorias de Mudança de cada um deles nos permitiu avaliar em profundidade o impacto que cada um quer gerar e construir também os indicadores que irão avaliar o crescimento desses negócios”, avalia Mariano Cenamo, diretor de novos negócios do Idesam, instituição implementadora do Programa de Aceleração da PPA.

“Outro ponto a destacar é que, com a Teoria de Mudança e a matriz de indicadores construídos ao longo desses dias, já sabemos quais os principais itens a serem mensurados nas próximas etapas do programa, em termos de mudança, de impacto e de resultados”, completa a coordenadora do programa, Ana Carolina Bastida.

 

Imersão proporcionou conexão entre os empreendedores

O primeiro workshop de 2020 durou cinco dias, em três dos quais os empreendedores ficaram imersos em um hotel de selva sem conexão com internet. Nesse período, o grupo trabalhou intensamente o Modelo C, ao mesmo tempo em que estabeleceu laços mais aprofundados, encontrando similaridades nos desafios de seus negócios e possibilidades de cooperação.

Dos 15 negócios participantes, seis estão localizados no Estado do Amazonas, quatro no Pará, dois em Mato Grosso, dois no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina. Pela primeira vez, durante o processo de seleção dos negócios, o Programa de Aceleração abriu a possibilidade de inscrição para empresas sediadas em outras regiões do país, desde que estivessem dispostas a abrir endereço na região Norte em até seis meses após o início do Programa.

“A gente conhece tão bem o nosso projeto, sabe falar sobre ele, mas quando temos que colocar no papel temos um pouco de dificuldade. Com esse workshop, a gente conseguiu, e vimos como o nosso projeto é bonito, causa mesmo impacto. Isso nos dá uma visão ampliada do nosso negócio, e está abrindo a minha mente para muitas coisas”, diz Adriano Lima, da Prátika Engenharia, negócio que leva energia solar a comunidades indígenas e quilombolas isoladas da Calha Norte do estado do Pará.

 

Sobre o Programa de Aceleração e a PPA

O Programa de Aceleração da PPA se destaca por estar 100% dedicado ao empreendedor que atua na floresta Amazônica, às suas demandas e realidades regionais. Além do processo de incubação e aceleração dos negócios, o programa oferece oportunidades de investimento, cooperação, networking e a criação de uma comunidade de negócios sustentáveis interconectados.

É liderado por um grupo de empresas da PPA, coordenado pelo Idesam e conta com apoio estratégico e financeiro da USAID, CIAT, Instituto Humanize e Fundo Vale.

A PPA (Plataforma Parceiros pela Amazônia) é uma plataforma de ação coletiva, liderada pelo setor privado, que busca a construção de soluções inovadoras, tangíveis e práticas para o desenvolvimento sustentável, conservação da biodiversidade, florestas e recursos naturais da Amazônia. Atua por meio de quatro grupos temáticos (GTs): (1) Empreendedorismo, investimento de impacto e aceleração de negócios sustentáveis; (2) Oportunidades estratégicas de investimento, com base em incentivos fiscais e bioeconomia; (3) Fortalecimento de cadeias de valor Amazônicas e compras locais; (4) Fortalecimento de relações entre comunidades e empresas com base em gestão territorial integrada e Usos Socioambientais de Reservas Privadas. O Programa de Aceleração integra o GT1.

>> Conheça todos os negócios acelerados em 2020

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin