DOE AGORA

Voadeira Solar é tema inaugural da série “Oportunidades Florestais”

Voadeira Solar é tema inaugural da série “Oportunidades Florestais”

No dia 4 de outubro, a Universidade Nilton Lins foi palco do primeiro debate da série “Oportunidades Florestais”. A turma de formandos do curso de Engenharia Ambiental recebeu o secretário executivo do Idesam, o engenheiro florestal Carlos Koury, para uma apresentação sobre o projeto “Voadeira Solar” como alternativa energética para pequenas embarcações na Amazônia.

Iniciativa do projeto Jovens Empreendedores Florestais, a série de debates tem como objetivo difundir o conhecimento sobre oportunidades que a Floresta Amazônica tem a oferecer. “O nosso maior alvo é provocar a sociedade a questionar os padrões que são utilizados”, diz Koury.

Desenvolvida em maio de 2012, através e financiamento da Fapeam – parceria com a empresa K2C, a voadeira solar – fruto de anos de pesquisa na Região Amazônica e busca quebrar o paradigma sobre deslocamento fluvial, além de apresentar novas tecnologias que possam atender o interior do estado. “O combustível fóssil não é a única opção de deslocamento na Amazônia e isso gerou bastante discussão na turma”, aponta o engenheiro.

>> Saiba mais sobre a voadeira solar

As despesas com combustível e o elevado custo para transportá-lo at? o interior do Amazonas levaram à busca de uma outra energia viável na região. “O Idesam continua buscando essas alternativas para evoluir e divulgar cada vez mais essas oportunidades na Amazônia”, finaliza.

WordPress Lightbox Plugin