DOE AGORA

Projeto Café é destaque em publicação nacional do MAPA

content image
Projeto Café é destaque em publicação nacional do MAPA

Por Priscila Rabassa

 

O Projeto Café em Agrofloresta, desenvolvido no município de Apuí, sul do Amazonas, foi um dos dez selecionados em todo o Brasil para compor a 3ª edição da revista Gestão Sustentável na Agricultura, do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Conduzido pelo Idesam desde 2012, o projeto envolve cerca de 30 famílias apuienses na produção de café por meio de uma técnica chamada ‘agrofloresta’, que concilia, na mesma área, o plantio de árvores florestais e espécies agrícolas.

Conforme o engenheiro agrônomo Vinícius Figueiredo, pesquisador do programa Produção Rural Sustentável do Idesam, o objetivo do projeto é encontrar alternativas ao desenvolvimento social, econômico e ambiental no município, que atualmente figura entre os municípios mais desmatados da Amazônia. “Aumentando a produtividade de forma sustentável estamos contribuindo também para a permanência dos agricultores no campo e para a contenção do desmatamento e redução de emissões de carbono”, destaca.

Divulgada pelo MAPA em dezembro de 2015, a obra reúne dez experiências sustentáveis bem sucedidas na agricultura e pecuária de todo o país. O objetivo é servir de referência para que outras instituições e produtores invistam em iniciativas focadas na produção sustentável. Oferecida em versão trilíngue (português, inglês e espanhol), a revista será distribuída a empresas, embaixadas, cooperativas, sindicatos, instituições de ensino e pesquisa e organismos internacionais.

 

Clique aqui e faça o download da publicação.

 

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin