DOE AGORA

Inatú Amazônia

Inatú Amazônia

Criada a partir de uma parceria do Idesam com associações e cooperativas do Amazonas, a Inatú Amazônia é uma marca coletiva criada para comercializar produtos florestais amazônicos.

A Inatú nasce para levar produtos amazônicos sustentáveis com impacto social ao mercado nacional, beneficiando pelo menos 2.500 pessoas envolvidas na iniciativa. As comunidades parceiras do projeto têm agora a oportunidade de comercializar óleos vegetais com uma maior industrialização e em maiores lotes de produção, valorizando ainda mais o trabalho das famílias que vivem do extrativismo.

A marca surgiu como resultado do Projeto Cidades Florestais, realizado pelo Idesam desde 2018 e financiado pelo Fundo Amazônia/BNDES.

Portfólio

Neste primeiro momento, a Inatú é lançada com quatro produtos em seu portfólio, feitos a partir da copaíba, andiroba, café verde e breu. Com a Inatú e a venda destes produtos fracionados, estas famílias extrativistas conseguem chegar ao consumidor final, por intermédio de revendedores, pequenas e médias empresas que queiram ser parceiras da marca.

Protagonismo comunitário

A nova marca é administrada pelas próprias comunidades ribeirinhas do Amazonas, localizadas na região de Lábrea, Silves, Carauari, Apuí e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã.

A Inatú Amazônia representa mais um passo que o Cidades Florestais dá no apoio a essas comunidades, da extração ao beneficiamento de insumos popularmente conhecidos, mas que agora são utilizados para fins além dos tradicionais e com processos produtivos mais modernos.

Evento de lançamento

Parceiros e Financiadores

logopsite_fundo-amazonia-large

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin