DOE AGORA

Reflorestamento da Amazônia inspira nova coleção de roupas da Farm

content image
Reflorestamento da Amazônia inspira nova coleção de roupas da Farm

Parceria com o Idesam deve resultar em 5 mil árvores plantadas na Amazônia

 

Com informações da Farm
Foto: Divulgação Farm/Derek Mangabeira 

 

Iniciada ano passado, a parceria entre o Idesam e a Farm ganha um novo capítulo. A marca de roupas acaba de lançar sua coleção de inverno 2019 intitulada Refloresta, uma alusão ao trabalho de recuperação de áreas de florestas degradadas realizado por institutos apoiados pela marca, como o Idesam e a Fundação SOS Mata Atlântica.

A parceria começou em setembro de 2018, com o CLUBE FARM, um clube de vantagens que por meio de cada assinatura de adesão promove a plantação de uma árvore nas regiões da Amazônia e da Mata Atlântica, áreas de atuação das organizações não governamentais escolhidas pela empresa. “Nos animamos tanto com essa junção, que ressignificamos nossa black friday, que virou Green Friday, e revertemos parte da renda para esses institutos. A nova coleção é mais uma semente para plantar”, ressalta  Marcello Bastos, sócio-fundador da Farm.

Em parte inspirada nas boas práticas agroecológicas, como as implantadas pelo Idesam na Amazônia, a coleção Refloresta utiliza como paleta principal de suas peças três tons de verde (verde gregório, verde juruá e verde Amazônia), além de tons terrosos, como o marrom terra e o vermelho páprica.

“Refloresta é o nosso lançamento feito para contar a história que temos escrito com esses parceiros. Criamos um coletivo de estampas inspiradas no trabalho de reflorestamento que estamos fazendo com o Idesam no município do Apuí, sul do Amazonas. Esperamos que cada peça consiga refletir um pouquinho a importância desses Institutos e do que eles fazem pelo nosso verde há anos”, destaca Katia Barros, diretora criativa da Farm.

Inicialmente, a parceria firmada entre o Idesam e a Farm deve promover o plantio de cinco mil árvores nativas no Sul do Amazonas, beneficiando cafeicutores orgânicos que produzem para o Café Apuí Agroflorestal, na região do Projeto de Assentamento do Juma, em Apuí, somando uma área de aproximadamente 25 mil metros quadrados.

Para a pesquisadora de produção rural sustentável do Idesam, Marina Yasbek, a parceria é de suma importância por proporcionar a continuidade das ações do instituto na região, principalmente a assistência técnica aos produtores. “É importante nós conseguirmos apoiar essas cadeias, que já existem, mas que por uma série de fatores, como a desarticulação dos agentes responsáveis pelos processos produtivos, acabam não conseguindo alcançar prosperidade nas suas atividades”, afirma Yasbek.

Parte dessa iniciativa já foi colocada em prática, com o plantio das primeiras mudas nas propriedades dos agricultores beneficiados pela parceria, em fevereiro deste ano, aproveitando o período de chuvas na região. Uma das produtoras, Maria Bernadete Silva já consegue colher os frutos positivos. “Hoje tiramos 300 latões (de café) da nossa plantação e antes a gente não conseguia tirar 60; para mim já é um passo bem grande”, comemora Bernadete, que separou uma área específica do seu sítio para o reflorestamento proporcionado pela parceria.

Conheça mais sobre esse trabalho de reflorestamento, em um vídeo produzido pela Farm que conta um pouquinho mais sobre a nossa parceria:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin