DOE AGORA

SOBREBARBA E IDESAM FORTALECEM PARCERIA PARA REFLORESTAR ÁREAS DEGRADADAS NO AM

content image
SOBREBARBA E IDESAM FORTALECEM PARCERIA PARA REFLORESTAR ÁREAS DEGRADADAS NO AM

A empresa de cosméticos masculinos já apoia o Programa Carbono Neutro Idesam desde 2016, revertendo parte da venda de seus produtos à iniciativa

 

Texto: Henrique Saunier
Imagem: Divulgação Sobrebarba

 

A maior consciência ambiental no meio corporativo tem aumentado a participação de empresas que buscam fazer a diferença, como é o caso da Sobrebarba, que ajudou no reflorestamento de 4,5 mil metros quadrados de área degradada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã. Por meio do Programa Carbono Neutro (PCN) Idesam, a marca nacional de cosméticos para barba já foi responsável pelo plantio de 376 árvores.

Desde 2016 a Sobrebarba apoia o PCN, revertendo parte do lucro de toda venda de seus produtos para financiar o plantio de mudas na RDS, por meio de Sistemas Agroflorestais (SAFs). Essa parceria com o Idesam se fortaleceu ainda mais em 2018, já que a empresa pretende neutralizar 100% das suas emissões de carbono geradas e se tornar um negócio Carbono Zero.

Para chegar a esse estágio, a Sobrebarba atualmente está em processo de quantificar de maneira exata a sua emissão de gases, desde a fábrica onde são feitos seus produtos até as gráficas onde são impressos os rótulos, passando até mesmo pelo papel usado na impressão das Notas fiscais e pelo transporte dos produtos.

Essa maior aproximação com o programa do Idesam permitiu que a Sobrebarba conhecesse os resultados da parceria na prática, por meio de expedições na RDS do Uatumã que ampliaram a visão da empresa sobre a iniciativa. As visitas renderam, ainda, vídeos produzidos pela empresa sobre a experiência.

“Depois de ver in loco o processo todo funcionando, o viveiro de mudas, o plantio de algumas árvores, um SAF já todo bonitão e robusto, o que senti foi orgulho. Orgulho de colaborar e estar envolvido com um projeto sério e tão bacana como esse”, destaca o sócio da Sobrebarba, Daniel Tambarotti.

Para o coordenador do PCN, Ramom Morato, inciativas de preservação da Amazônia são de extrema importância, já que a região tem muito a contribuir, tanto para material de pesquisa quanto naquilo que o Idesam busca construir na agroecologia brasileira.

“A parceria que está sendo construída entre a Sobrebarba e o Idesam está sendo incrível para o Programa Carbono Neutro. Essa aproximação é essencial para que a gente consiga não só desenvolver o Programa Carbono Neutro e o que ele pretende com as comunidades, mas também desenvolver o que a gente julga ser fundamental hoje, que é um modelo de economia sustentável”, ressalta Morato.

Segundo o fundador da Sobrebarba, Samuel Tonin, o trabalho realizado pelo Idesam na RDS do Uatumã com o Programa Carbono Neutro tem tudo a ver com aquilo que a marca acredita. “Quando começamos o projeto da Sobrebarba, antes mesmo de termos lançado qualquer produto, uma das grandes preocupações foi a de que tipo de empresa nós gostaríamos de botar no mundo. Por isso a parceria com o Idesam faz tanto sentido”, completa o empresário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin