DOE AGORA

PPA anuncia selecionados da sua primeira Chamada de Negócios

content image
PPA anuncia selecionados da sua primeira Chamada de Negócios

Entre as selecionadas estão startups, negócios de base comunitária e empresas que desenvolvem negócios de impacto, voltados à conservação da floresta e ao desenvolvimento socioambiental

 

Texto: Henrique Saunier
Imagem: Divulgação

 

Após uma criteriosa análise de 81 iniciativas inscritas, a Plataforma de Parceiros pela Amazônia (PPA), coordenada pelo Idesam em parceria com a USAID e CIAT, anuncia as 15 empresas finalistas da sua primeira Chamada de Negócios, selecionadas para concorrer a uma chance de receber investimento direto no seu empreendimento, prêmios em dinheiro e ainda participar do Programa de Aceleração e Incubação da PPA. As escolhidas vão se apresentar no primeiro Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia, que acontece em Manaus, nos dias 13 e 14 de novembro.

Entre as finalistas estão startups, negócios de base comunitária e empresas que desenvolvem negócios de impacto, voltados à conservação da floresta e ao desenvolvimento socioambiental. A lista completa dos classificados pode ser acessada neste link.

Os negócios em estágio mais avançado de desenvolvimento, que buscam investimentos para expansão e ganho de escala, optaram por participar da Rodada de Investimentos e terão a oportunidade de apresentar seus casos a investidores para concorrer a aportes financeiros de até R$ 600 mil. A rodada final de negociação e anúncio dos vencedores acontecerá “ao vivo” durante o Fórum, com a apresentação dos principais destaques do negócio, como o seu diferencial no mercado, valores e expectativa de retorno do investimento.

Outros 10 empreendedores finalistas ganharam a oportunidades de participar do Programa de Incubação e Aceleração da PPA e concorrem ao Prêmio Empreendedor PPA 2018. Durante o evento, os empreendedores farão uma apresentação do seu negócio, em formato pitching, a uma banca de especialistas, que irá selecionar as melhores iniciativas para receberem prêmios em dinheiro, no valor de até R$20mil.

Entre as áreas de impacto das empresas selecionadas na Chamada de Negócios, a maioria está ligada à tecnologia verde para promoção de agricultura e pecuária sustentável, manejo florestal sustentável e valorização dos produtos da sociobiodiversidade amazônica, empreendimentos que visam cidadania e finanças sociais, além do combate ao tráfico de animais e à exploração madeireira ilegal. Projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas também foram submetidos à seleção.

Para o pesquisador sênior do Idesam e coordenador da PPA, Mariano Cenamo, o resultado da chamada surpreendeu. “Tivemos ótimos negócios inscritos, com diferentes modelos de geração de impacto, que vão desde apoio e assistência técnica a produtores de comunidades rurais, produção de insumos com novas tecnologias até plataformas de comercialização destes produtos, ressalta Cenamo.

Sobre o perfil dos negócios inscritos na Chamada de Negócios da PPA, a economista e pesquisadora do Idesam, Ana Carolina Bastida, destaca que praticamente metade dos 81 inscritos possui um modelo de negócios Business to Business (com outras empresas como público-alvo), enquanto pelo menos 34 empresas afirmaram visar o consumidor final. “Pelo menos 63% dos projetos visaram à produção e o consumo sustentável, além de 39% das iniciativas que buscam fortalecer o trabalho digno e crescimento econômico”, enfatiza Bastida.

O Fórum

A proposta do 1º Fórum de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia é criar um novo espaço de diálogo, trocas de experiências e boas práticas entre as startups amazônicas e os potenciais investidores nacionais e internacionais. O Fórum faz parte das ações da PPA, que, entre outras frentes de atuação, busca promover investimentos socialmente responsáveis e econômica e ambientalmente sustentáveis.

A PPA conta com apoio da USAID, principal agência dos EUA de parceria e cooperação para o desenvolvimento sustentável no mundo. A USAID trabalha em parceria com governos, instituições e empresas locais e, no Brasil, realiza a ponte entre americanos e brasileiros em projetos dos mais diversos segmentos.

O diretor da USAID no Brasil, Michael Eddy, disse acreditar que o trabalho junto da PPA, na Amazônia, possui um caráter pioneiro e é uma iniciativa que precisa ser consolidada. “Entendemos que junto com investidores socioambientais e empresas do setor privado podemos unir esforços e alavancar recursos que, de outra forma, não seriam possíveis. Estamos animados com os resultados da chamada e temos certeza que o Fórum apresentará excelentes resultados”, afirma Eddy.

O evento será uma oportunidade para debater o estado da arte das finanças sociais e investimentos de impacto na região, abordando ainda os desafios e oportunidades para o desenvolvimento de negócios e empreendedores locais.  O encontro servirá também como um ‘marketplace’ para alavancar investimentos e fechar negócios, por meio de sessões de negociações e apresentação de empresas.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin