De 2011 a 2018, o IDESAM atuou como Ponto Focal Nacional das atividades da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF) no Brasil, trabalhando diretamente com os Estados membros e observadores nas ações técnicas e políticas relacionadas a REDD+ no contexto da Força Tarefa.
A atuação do Idesam enquanto ponto focal do GCF foi facilitar o espaço de discussão criado a partir da força-tarefa para incentivar a discussão sobre os desafios da implementação do REDD+ no Brasil, tanto em escala nacional quanto subnacional. Como parceiros dos Estados, facilitamos a interação entre os diferentes atores brasileiros, auxiliando os governos estaduais envolvidos no GCF a identificar suas demandas relacionadas a REDD+ e incentivar a cooperação e discussão desses temas em âmbito nacional, contribuindo assim para o avanço na implementação das estruturas que viabilizem a cooperação entre todos os estados do GCF.
Além disso, o Idesam também trabalhou no apoio à articulação dos membros entre si e dos mesmos com outros atores relevantes, como Governo Federal, sociedade civil, entre outros. Durante esses anos, trabalhamos lado a lado com os Estados para apoiá-los e fortalecer ainda mais o papel dos estados brasileiros dentro da plataforma.
A iniciativa foi criada em novembro de 2008 com o objetivo de compartilhar experiências, construir capacidades e desenvolver recomendações para autoridades e tomadores de decisão, considerando maneiras para integrar atividades de REDD+ e carbono florestal nos mercados emergentes de gases de efeito estufa. Estabelecida formalmente em 2009, o GCF tem trabalhado para estabelecer os elementos necessários para o desenho de programas de REDD+ de alto nível e de abrangência estadual/por províncias e em opções de como conectá-los à diversas oportunidades financeiras ligadas ou não a mercados.
Para saber mais, visite: https://gcftf.org/