Biblioteca – Idesam https://idesam.org Conservação e Desenvolvimento Sustentável Mon, 01 Apr 2024 16:34:31 +0000 pt-BR hourly 1 https://idesam.org/wp-content/uploads/2021/01/cropped-logopsite_idesam-32x32.png Biblioteca – Idesam https://idesam.org 32 32 ESTUDO – Gargalos e Oportunidades na Cadeia do Camu-Camu https://idesam.org/publicacoes/camu-camu/ https://idesam.org/publicacoes/camu-camu/#respond Mon, 01 Apr 2024 14:00:42 +0000 https://idesam.org/?post_type=publicacoes&p=30029 Este estudo faz parte do projeto “Destravando Investimentos Florestais via Programa Prioritário de Bioeconomia – PPBio”, financiado pelo Partnerships for Forests (P4F). O Partnerships for Forests (P4F) é um programa de oito anos financiado pelo governo do Reino Unido por meio do Departamento de Desenvolvimento, Negócios Estrangeiros e Commonwealth (Foreign, Commonwealth & Development Office, FCDO). Na América Latina, ele opera no Brasil, na Colômbia e no Peru, implementadas pelas Consultorias Palladium e Systemiq. O estudo é co-financiado pelo Idesam através do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio). O PPBio é um instrumento do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) do Governo Federal brasileiro através da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus) que incentiva investimentos obrigatórios em PD&I da indústria do Pólo Industrial para apoiar a bioeconomia da região amazônica. O estudo foca em identificar os principais gargalos existentes na cadeia produtiva do camu-camu. A partir de levantamento bibliográfico, estudo de campo e de entrevista com atores diretamente envolvidos no ecossistema de produção, buscou-se entender os gargalos existentes e priorizar os que possam ser mitigados por meio de soluções de roadmap tecnológicas e inovadoras.

Por o camu-camu ter uma cadeia produtiva e econômica na Amazônia brasileira ainda muito incipiente, o estudo focou sua atuação no Estado de Roraima, pelo resultado que a EMBRAPA Roraima vem desempenhando para a promoção desta espécie e sua cadeia produtiva. Assim, a partir diagnóstico local e levantamento dos gargalos e oportunidade da cadeia, o estudo conclui-se apresentando propostas de desenvolvimento da cadeia produtiva do camu-camu em 07 roadmaps que concatenam iniciativas já em operação do setor de pesquisa e fomento, processos produtivos do setor privado de proprietários rurais e comunidades, políticas públicas promotoras da produção agroextrativista de baixo impacto ambiental, intervenção complementar nos gargalos identificados no estudo, com integração do todo processo produtivo para a promoção do camu-camu como um diferencial de produção

]]>
https://idesam.org/publicacoes/camu-camu/feed/ 0
Estudo | Projetos de Carbono Florestal na Amazônia: uma análise territorial e fundiária https://idesam.org/publicacoes/estudo-projetos-de-carbono-florestal-na-amazonia-uma-analise-territorial-e-fundiaria/ https://idesam.org/publicacoes/estudo-projetos-de-carbono-florestal-na-amazonia-uma-analise-territorial-e-fundiaria/#respond Wed, 27 Mar 2024 19:17:57 +0000 https://idesam.org/?post_type=publicacoes&p=30147 Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) com apoio do Instituto Clima e Sociedade – iCS, no âmbito do projeto Projetos de Carbono Florestal no Brasil: análise e propostas sob a
perspectiva de territórios locais, realizou um levantamento dos projetos listados no VCS/Verra com objetivo de mapear as principais informações sobre os projetos no país e analisar sua relação com as categorias fundiárias.
O mapeamento concentrou informações de distribuição geográfica dos projetos com informações sobre bioma, estado e município, tamanho de propriedade, área do projeto, participação de Povos Indígenas, Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares, proponentes, metodologias, co-benefícios, estimativas anuais de redução de emissões e categorias fundiárias.

Este estudo tem por objetivo analisar as informações disponibilizadas por certificadoras, sistemas de gestão fundiária e sistemas de informações ambientais para promover considerações acerca de projetos de carbono no setor de uso da terra e as categorias fundiárias em que estão localizados, pontuando as principais relações que podem existir entre as atividades dos projetos e o território.

Confira a seguir a Nota Técnica, Nota Metodológica e os Boletins de Mapeamento.

]]>
https://idesam.org/publicacoes/estudo-projetos-de-carbono-florestal-na-amazonia-uma-analise-territorial-e-fundiaria/feed/ 0
ESTUDO – Cadeia do Ouriço da Castanha da Amazônia em Lábrea (AM) https://idesam.org/publicacoes/estudo-cadeia-do-ourico-da-castanha-da-amazonia-em-labrea-am/ https://idesam.org/publicacoes/estudo-cadeia-do-ourico-da-castanha-da-amazonia-em-labrea-am/#respond Tue, 26 Mar 2024 17:07:15 +0000 https://idesam.org/?post_type=publicacoes&p=30100 O ouriço da castanha da Amazônia é uma matéria-prima promissora para a produção de bioplásticos, com potencial para mitigar o impacto ambiental causado pelos plásticos à base de petróleo e fomentar a economia circular e a conservação ambiental. Com essa premissa, diversas ações vem buscando soluções e parcerias para efetivar esse desenvolvimento das cadeias da sociobiodiversidade, com uma boa alternativa pelo bioplástico.

Com diferentes frentes se complementando, pelo Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio)/Idesam houve um projeto chamado “Bioplástico – formação de cadeia produtiva para pré-processamento de resíduos orgânicos para uso”. É uma importante iniciativa que efetivou a cadeia em Lábrea e esse material, liderada pela fundação World-Transforming Technologies (WTT), organização latino-americana focada em inovações tecnológicas de impacto socioambiental, que iniciou em 2022 com o trabalho de articulação entre a pesquisa, a extensão e a indústria.

Enquanto o Idesam dedicou-se a mapear e desenvolver a cadeia produtiva em Lábrea, adequada para a produção do bioplástico, e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) junto com outros pesquisadores estiveram focados nas orientações científicas e no desenvolvimento das formulações do bioplástico, de modo a garantir que ele atenda às demandas técnicas e econômicas da indústria. Com isso, essa publicação é parte desse contexto maior com os vários parceiros mencionados. A iniciativa vem consolidando inicialmente a cadeia em uma determinada região do município de Lábrea (AM), com 05 comunidades nas proximidades do Igarapé do Acimã, afluente do Rio Purus, gerenciado pela Associação de Produtores Agroextrativistas da Colônia do Sardinha – ASPACS. Assim, o início da execução dessa cadeia, envolvendo todos os elos produtivos até a chegada na indústria em Manaus, inicia os primeiros produtos feitos com o bioplástico do ouriço da castanha da Amazônia.

]]>
https://idesam.org/publicacoes/estudo-cadeia-do-ourico-da-castanha-da-amazonia-em-labrea-am/feed/ 0
Estudo das Cadeias Produtivas de Oleaginosas https://idesam.org/publicacoes/estudo-das-cadeias-produtivas-de-oleaginosas/ https://idesam.org/publicacoes/estudo-das-cadeias-produtivas-de-oleaginosas/#respond Thu, 07 Mar 2024 14:47:26 +0000 https://idesam.org/?post_type=publicacoes&p=30021 Com o intuito de fortalecer o ambiente de negócios das cadeias produtivas das oleaginosas da Amazônia, o IDESAM – organização não-governamental – atuando na promoção de soluções para uma nova economia inclusiva e sustentável na Amazônia, desenvolve o projeto AMAZONLAB que busca estimular o desenvolvimento de soluções para superar os principais entraves estruturais das cadeias produtivas, a fim de promover a fortalecimento das comunidades locais e dos empreendimentos que atuam com processamento, inovação e comercialização dos óleos vegetais.

Cabe ressaltar que a o estudo foi desenvolvido em duas partes, a primeira já concluída, foi direcionada à cadeia do açaí a qual possui relevância para a sociedade do Norte do Brasil por conta de sua contribuição com a saúde e segurança alimentar da população local e por gerar emprego e renda. A segunda, parte do estudo que segue, visa abordar exclusivamente as cadeias das oleaginosas, seus gargalos e as oportunidades de superação.

]]>
https://idesam.org/publicacoes/estudo-das-cadeias-produtivas-de-oleaginosas/feed/ 0
Estudo | Melhores práticas nos elos das cadeias produtivas da castanha-do-brasil e do cacau https://idesam.org/publicacoes/estudo-melhores-praticas-nos-elos-das-cadeias-produtivas-da-castanha-do-brasil-e-do-cacau/ https://idesam.org/publicacoes/estudo-melhores-praticas-nos-elos-das-cadeias-produtivas-da-castanha-do-brasil-e-do-cacau/#respond Fri, 23 Feb 2024 16:29:27 +0000 https://idesam.org/?post_type=publicacoes&p=29923 O estudo examina as cadeias produtivas da castanha-do-brasil e do cacau na Amazônia – em suas diversidades de elos, atores, desafios e temas estrurutantes -, focando especialmente em oportunidades e caminhos que estão florescendo e se consolidando de forma inovadora como soluções e melhores praticas dos elos produtivos. Mostra assim caminhos para a expansão e fortalecimento destas cadeias para toda Amazônia.

A publicação faz parte do projeto “Destravando Investimentos Florestais via Programa Prioritário de Bioeconomia – PPBio”, financiado pelo Partnerships for Forests (P4F). O P4F é um programa de oito anos financiado pelo governo do Reino Unido por meio do Departamento de Desenvolvimento, Negócios Estrangeiros e Commonwealth (Foreign, Commonwealth & Development Office, FCDO). Na América Latina, ele opera no Brasil, na Colômbia e no Peru, implementado pelas consultorias Palladium e Systemiq. O estudo é co-financiado pelo Idesam através do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio). O PPBio é um instrumento do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) do Governo Federal brasileiro através da SUFRAMA (Superintendência da Zona Franca de Manaus). O Idesam, por meio de edital público, tornou-se coordenador do programa, com o objetivo de promover investimentos em projetos e negócios de Bioeconomia na Amazônia através das obrigações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação das indústrias do Polo Industrial de Manaus que gerem processos, produtos e serviços para o uso sustentável da biodiversidade amazônica.

 

]]>
https://idesam.org/publicacoes/estudo-melhores-praticas-nos-elos-das-cadeias-produtivas-da-castanha-do-brasil-e-do-cacau/feed/ 0
Sistema de monitoramento da exploração madeireira Roraima https://idesam.org/publicacoes/sistema-de-monitoramento-da-exploracao-madeireira-roraima/ https://idesam.org/publicacoes/sistema-de-monitoramento-da-exploracao-madeireira-roraima/#respond Mon, 18 Dec 2023 15:16:36 +0000 https://idesam.org/?post_type=publicacoes&p=29716

]]>
https://idesam.org/publicacoes/sistema-de-monitoramento-da-exploracao-madeireira-roraima/feed/ 0
Sistema de monitoramento da exploração madeireira Amazônia Legal https://idesam.org/publicacoes/quase-30-da-exploracao-de-madeira-na-amazonia-e-ilegal/ https://idesam.org/publicacoes/quase-30-da-exploracao-de-madeira-na-amazonia-e-ilegal/#respond Mon, 18 Dec 2023 14:48:07 +0000 https://idesam.org/?post_type=publicacoes&p=29712

]]>
https://idesam.org/publicacoes/quase-30-da-exploracao-de-madeira-na-amazonia-e-ilegal/feed/ 0
Sistema de monitoramento da exploração madeireira Amazonas https://idesam.org/publicacoes/exploracao-madeireira-aumenta-33685-no-amazonas-e-ilegalidade-reduz-77/ https://idesam.org/publicacoes/exploracao-madeireira-aumenta-33685-no-amazonas-e-ilegalidade-reduz-77/#respond Mon, 18 Dec 2023 14:41:07 +0000 https://idesam.org/?post_type=publicacoes&p=29706

]]>
https://idesam.org/publicacoes/exploracao-madeireira-aumenta-33685-no-amazonas-e-ilegalidade-reduz-77/feed/ 0
(English) System for Monitoring Timber Harvesting (Simex) https://idesam.org/publicacoes/system-for-monitoring-timber-harvesting-simex/ https://idesam.org/publicacoes/system-for-monitoring-timber-harvesting-simex/#respond Fri, 08 Dec 2023 22:23:35 +0000 https://idesam.org/?post_type=publicacoes&p=29672

]]>
https://idesam.org/publicacoes/system-for-monitoring-timber-harvesting-simex/feed/ 0
Idesam Impact Report https://idesam.org/publicacoes/idesam-impact-report/ https://idesam.org/publicacoes/idesam-impact-report/#respond Tue, 28 Nov 2023 14:05:06 +0000 https://idesam.org/?post_type=publicacoes&p=29625 “For the Amazon and its populations”. This was our work motto in 2022. After all, the Amazon has been increasingly in the spotlight – due to the pressures and risks that threaten it, and the initiatives that have a positive impact on protecting the region. In 2022, year I of the  implementation of our Theory of Change, this flag needed to be raised, especially to tackle the climate emergency.

We work to keep the forest standing and at the same time ensure a dignified life for its populations, true guardians of the Amazon Our strategic initiatives, aimed at protecting families, socioeconomic development, and biodiversity conservation, are the tools that generate this impact. These initiatives were guided by the Theory of Change, our main operating model. The Theory identified the socioenvironmental and economic challenges to be overcome, defined the projects we developed, and the outputs we delivered in 2022.

]]>
https://idesam.org/publicacoes/idesam-impact-report/feed/ 0