DOE AGORA

RDS do Uatumã recebe alunos do mestrado em Gestão de Áreas Públicas do INPA

RDS do Uatumã recebe alunos do mestrado em Gestão de Áreas Públicas do INPA

Entre os dias 17 a 24 de novembro, a RDS do Uatumã, Unidade de Conservação localizada nos municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã, recebeu a visita dos alunos do curso de Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP/Inpa) para a realização de mais um módulo de campo.

A excursão contou com o apoio dos técnicos do Idesam André Vianna, Silvio Rocha e Luan Samarone e do atual gestor da Unidade de Conservação, Cristiano Gonçalves. Os visitantes puderam conhecer a realidade de uma Unidade de Conservação Estadual de Uso Sustentável e saber mais sobrea implantação e execução de projetos voltados para a gestão da reserva.

Foram apresentados e discutidos os projetos executados, tanto pelo Idesam como também pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc), sendo os seguintes: Manejo Florestal Comunitário – madeireiro e não-madeireiro–, Sistemas Agroflorestais, Turismo de Base Comunitária (TBC) com visitação a pontos turísticos da RDS, como a Serra do Jacamim e Lago do Jarauaca, além do projeto Jovens Empreendedores Florestais.

Durante a visita, também foi possível conhecer projetos executados por outras instituições parceiras, como a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), responsável pelo Núcleo de Conservação e Sustentabilidade, e Eletrobrás Amazonas Energia, que desenvolve a iniciativa “Quelônios do Uatumã”. Por último foi realizado um exercício, juntamente com o chefe da UC, de avaliação da gestão e implementação dos programas previstos no Plano de Gestão da RDS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin