DOE AGORA

Idesam ganha destaque de melhor organização ambiental brasileira no prêmio Melhores ONGs 2020

content image
Idesam ganha destaque de melhor organização ambiental brasileira no prêmio Melhores ONGs 2020

Instituto foi premiado nas categorias Meio Ambiente e destaque na Região Norte

Por Comunicação Idesam
Foto: Henrique Saunier

Há 16 anos lutando pela preservação e desenvolvimento sustentável na Amazônia, o Idesam foi reconhecido como a melhor organização ambiental do Brasil pelo prêmio Melhores ONGs 2020, promovido pelo Instituto Doar. No universo de 100 ONGs eleitas como as melhores do País, além do prêmio de destaque na categoria Meio Ambiente, o Idesam recebeu ainda a honraria de melhor ONG de toda a Região Norte.

O anúncio da inclusão do Idesam na lista de 100 melhores aconteceu na última semana de novembro. Na noite desta quinta-feira (10/dez), por meio de uma cerimônia totalmente online (respeitando as normas de segurança sanitária por conta da pandemia), o Prêmio Melhores ONGs revelou os vencedores nas 10 categorias específicas, onde o Idesam foi destaque com outras importantes organizações nacionais. 

Na avaliação da diretora executiva do Idesam, Paola Bleicker, o Terceiro Setor tem ganhado um espaço extremamente importante na dinâmica e na transformação da sociedade e o prêmio é também um reflexo deste processo. Para Bleicker, o papel das ONGs vai ao encontro de todas as necessidades impostas pelo contexto atual em que vivemos, com esforços para construir uma sociedade mais justa e menos desigual, protegendo biomas e minimizando os impactos das mudanças climáticas.

“Hoje no Brasil, milhares de iniciativas formidáveis desempenham papéis mais diversos, sempre movidos ao amor por uma causa. Isso é que torna tão genuíno esse setor. É um orgulho enorme recebermos esse reconhecimento, sobretudo em um período tão complicado que vivemos no mundo e, principalmente no Brasil, onde tanto se tenta marginalizar o papel das Organizações da Sociedade Civil (OSC)”, afirma Bleicker.

Atual diretor de novos negócios e fundador do Idesam, Mariano Cenamo recebeu com emoção o reconhecimento. “Esse prêmio representa para nós a consagração de um trabalho feito com seriedade, compromisso e muita paixão nesses últimos 16 anos. O Idesam é uma organização local, que nasceu e se criou no Amazonas e para nós foi difícil conquistar esse ‘espaço ao sol’. Além disso, o processo de avaliação do prêmio foi intenso e demandou da nossa equipe extrema capacidade transparência na gestão, algo que o Idesam sempre prezou independente de prêmios ou auditorias”, destacou Cenamo. 

O Prêmio Melhores ONGs tem como missão reconhecer e divulgar as ONGs do Brasil que mais se destacam anualmente pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência. Além de defender causas, todas as organizações devem trabalhar de acordo com padrões adequados de gestão, planejamento e transparência, incentivando a decisão de doação das pessoas em tempo e dinheiro. A participação na seleção Melhores ONGs é aberta e gratuita para todas as associações e fundações sem fins lucrativos.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin