DOE AGORA

WeForest e Idesam se unem para expandir iniciativa de Café Agroflorestal de Apuí

content image
WeForest e Idesam se unem para expandir iniciativa de Café Agroflorestal de Apuí

Por meio da nova parceria, 175 hectares de sistemas agroflorestais (SAF) serão implantados em Apuí nos próximos cinco anos

Por Comunicação Idesam
Foto: Henrique Saunier/Divulgação Idesam

 

WeForest e Idesam uniram forças para intensificar a iniciativa do café Agroflorestal Apuí, um empreendimento pioneiro na produção rural sustentável no município de Apuí na região sul do Estado do Amazonas, Brasil. Por meio dessa nova parceria, 175 hectares de sistemas agroflorestais (SAF) serão implantados em Apuí nos próximos cinco anos, beneficiando mais de 150 famílias locais.

 

A Amazônia é um dos biomas de maior biodiversidade do mundo, responsável por regular o regime de chuvas em várias regiões da América do Sul. No entanto, este bioma tem enfrentado picos recentes do desmatamento.

 

O município de Apuí é atualmente o segundo município mais desmatado do Estado do Amazonas. O principal desafio dessa nova parceria é reverter esse quadro e reduzir o desmatamento em Apuí, envolvendo os pequenos agricultores e desenvolvendo um novo modelo de produção rural sustentável para a região.

 

O objetivo do projeto é promover sistemas de produção de base florestal a partir do consórcio de árvores nativas nas plantações de café como forma de regenerar a fertilidade do solo, aumentar a produção de café e reflorestar a terra. Os principais objetivos do projeto são:

 

  • Melhorar a renda dos proprietários de terras por meio de sistemas de produção de base florestal;
  • Aumentar a cobertura florestal por meio de sistemas de produção de base florestal;
  • Reduzir o desmatamento na paisagem mais ampla e as emissões de GEE em um município crítico da Amazônia brasileira.

 

O IDESAM atua em Apuí com sistemas agroflorestais de café desde 2012, dando suporte técnico aos cafeicultores locais e comercializando o café no mercado nacional e internacional, oferecendo um meio sustentável de geração de renda para as famílias locais, reduzindo o desmatamento e restaurando terras degradadas. Em mais de 10 anos de experiência na região, o IDESAM já alcançou resultados expressivos, com mais de 50 famílias engajadas na produção e comercialização de café agroflorestal e 50 hectares de terras degradadas e improdutivas recuperadas por meio de técnicas de agroecologia regenerativa.

 

Sobre as instituições

 

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM) é uma organização não governamental sem fins lucrativos fundada em 2004, com sede em Manaus, Estado do Amazonas, Brasil. O objetivo do Instituto é criar e desenvolver sistemas e soluções inovadores para mitigar as mudanças climáticas, promovendo a conservação da floresta e reduzindo o desmatamento tropical.

 

WeForest é uma organização belga sem fins lucrativos que desenvolve projetos de restauração de florestas, atualmente no Brasil, Etiópia, Índia, Senegal, Tanzânia e Zâmbia. Sua missão é promover soluções inovadoras, escaláveis e sustentáveis para restaurar as paisagens florestais para o clima, as pessoas e o planeta.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin