DOE AGORA

Uatumã: Quelônios e Associação de Moradores – Parte 1

Uatumã: Quelônios e Associação de Moradores – Parte 1
No último final de semana (3 e 4 de março), o Idesam participou de duas atividades realizadas na comunidade de Nossa Senhora do Livramento: a 14ª soltura de quelônios do “Projeto Quelônios do Uatumã”, desenvolvido pela Eletrobrás / Amazonas Energia, e a inauguração da sede da Associação Agroextrativista das Comunidades da RDS do Uatumã. Apenas dois dias, e muita estrada pela frente.
Na equipe estavam: Danielly da Matta  e André Vianna, pesquisadores do Programa Unidades de Conservação, do Idesam; Samuel (eu), da Comunicação; e o Raphael Gonçalves, recentemente escolhido para ser o novo gestor da Reserva, que fez sua primeira visita à RDS junto com a gente. Até então, eu conhecia o local apenas através das fotos e relatos que a equipe levava para o escritório do Idesam.
No sábado de manhã, após reunir a equipe, saímos de Manaus por volta das 8h e, depois de aproximadamente quatro horas de estrada (uma parada rápida no meio do caminho para esticar as pernas e fazer um lanche), chegamos à sede de Itapiranga. Depois de almoçar e comprar alguns suprimentos, seguimos para o porto da cidade, de onde partimos de para a Reserva, seriam mais duas horas de viagem até a comunidade do Livramento, onde aconteceram as atividades.
Itapiranga é um termo de origem indígena que significa “pedra vermelha”. Do tupi ou nheengatu itá: pedra; e piranga: vermelha.
Muita água e muito verde. Como já conhecem muito bem esse percurso, a Dani e o André explicavam o que eram os agrupamentos de casas – ou casas isoladas – no decorrer do percurso. Apesar de formarem comunidades dentro da reserva, muitos habitantes constroem suas casas afastadas das sedes, procurando por mais tranquilidade ou em razão da atividade produtiva que realizam, mas sempre se fazem presentes nos eventos e principais acontecimentos, garante o André.
Chegamos à comunidade de Nossa Senhora do Livramento, e logo na entrada fomos recebidos pela D. Neide, que preparava a ornamentação do evento de domingo. Depois encontramos a filha dela, D. Cleide e o Monteiro. Dona Cleide é a atual presidente da Associação e Monteiro, mais conhecido como “Papa” é um dos comunitários mais envolvidos com os projetos implantados na RDS pelas organizações que lá atuam. Além de ter um Sistema Agroflorestal instalado recentemente na sua propriedade, o Papa também trabalha com Turismo na Reserva, recebendo os visitantes na sua casa.
Depois das primeiras apresentações, tínhamos uma tarefa a cumprir. Encontrar a Dona Neide e passar um recado sobre uma reunião que seria realizada pelo projeto Empoderamentodurante o próximo fim de semana. Aproveitamos para conhecer outros pontos da RDS, entre eles o Núcleo de Sustentabilidade da FAS (Fundação Amazonas Sustentável), onde funciona uma escola.
Quando voltamos para Livramento, já era fim de tarde, o clima ainda era de preparativos para os eventos de domingo. Enquanto alguns trabalhavam na ornamentação, outros faziam os últimos ajustes na sede da associação, algumas mulheres preparavam o café da manhã que seria servido na manhã seguinte… todos ajudavam.
Ao final do dia, seguimos para a casa do Papa, onde passamos a noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin