DOE AGORA

Uatumã: Quelônios e Associação de Moradores – Parte 2

Uatumã: Quelônios e Associação de Moradores – Parte 2

No segundo dia, acordamos por volta de 6h30 da manhã e assim que todos estavam prontos, voltamos para a sede da Comunidade do Livramento. Quando chegamos, o primeiro barco do Projeto Quelônios do Uatumã já estava atracado e já era possível ver muita gente, principalmente crianças, com a camisa verde do projeto.
A primeira atividade foi o café da manhã oferecido pela comunidade como boas vindas aos visitantes que participariam da Soltura. Bolos, frutas regionais, pães, mingau, sucos… apesar de uma fila grande, todos ficaram satisfeitos.
Por volta das 9h30, todos foram convocados para a sede da associação. Quem deu as boas vindas foi o coordenador do CPPQA e atual responsável pelo Projeto Quelônios do Uatumã, Paulo Henrique Guimarães. A programação também incluiu um momento de oração e duas apresentações teatrais, a primeira foi feita com artistas da cidade de São Sebastião do Uatumã, que, de maneira inteligente, arrancaram várias gargalhadas dos presentes falando principalmente sobre questões cotidianas das comunidades da RDS. A segunda apresentação ficou sob responsabilidade do Grupo de Teatro do Sesi (Serviço Social da Indústria), de Manaus, que apresentou o espetáculo “Queridos Quelônios”, onde a questão da preservação das espécies ameaçadas de extinção foi destaque.
As programações acabaram acontecendo concomitantemente e logo quem falava com os presentes era a Dona Cleide, presidente da Associação Egroextrativista, que falou sobre a importância da nova sede para as comunidades do Uatumã e chamou à frente todos os parceiros da Associação, entre eles, o André, que agradeceu o convite e parabenizou todos os associados pelo trabalho realizado ao longo dos últimos meses de construção da sede da Associação e reforçou a parceria do Instituto na gestão da Unidade e nos trabalhos já desenvolvidos e destacou a importância de criar novos projetos que beneficiem a RDS.
Finalmente chegou a hora da soltura dos filhotes de quelônios. Como a cheia na Bacia Amazônica chegou mais cedo e de maneira mais intensa do que o esperado, foi difícil achar uma praia para a atividade, a única disponível tinha aproximadamente 15 metros de extensão e ficou um pouco apertada para acomodar a quantidade de pessoas que chegou para a atividade.  Eram cinco caixas com centenas de quelônios.
A atividade desenvolvida foi apenas simbólica, no dia anterior, os agentes ambientais responsáveis pelo tabuleiro já haviam realizado a soltura de grande quantidade dos filhotes e muitos ainda seriam liberados no ambiente nos próximos dias. De acordo com o Paulo Henrique, no total serão libertados mais de 20 mil filhotes, dos quais apenas 5% chegarão à idade adulta.
De volta à sede de Livramento, a comunidade continuou com as atividades lúdicas e esportivas promovidas pelo Sesi e, por volta das 15h, nossa equipe tomou o caminho de volta para Manaus, afinal ainda teríamos 6 horas de viagem para enfrentar.

De qualquer forma, a beleza natural da RDS e a acolhida dos seus moradores compensam qualquer esforço para chegar lá. Agora, é só aguardar uma nova visita.

Confira mais fotos da atividade no Flickr do Idesam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin