DOE AGORA

Uma diplomacia não estatal

Uma diplomacia não estatal

Página 22 – A pesquisadora Mariana Pavan, ligada ao Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), luta contra o aquecimento global. Sempre participa dos encontros governamentais de construção da agenda da Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, mas seu trabalho não termina aí. Ela mantém contato com ONGs do mundo inteiro, que se mobilizam pela conservação das florestas.

Mariana garante que tais ações paralelas não ocorrem por falta de diálogo com o governo. “O caso é que temos de agir globalmente, com todos e de todas as formas”, explica.

“E hoje a tecnologia permite essa comunicação, de modo eficiente e a baixo custo”, diz.

Para ela, ir às COPs não é só para pressionar chefes de Estado. Grande parte da informação que circula ali vem das organizações da sociedade civil. “Há inúmeras redes de informação, que disseminam experiências, e ONGs que oferecem capacitação técnica.” Aron Belinky, coordenador da campanha TicTacTicTac/Brasil, diz que se trata de um fenômeno novo e inevitável. É novo porque, antes, a tecnologia não permitia que o relacionamento entre entidades de diferentes países passasse de uma mera “comunicação de princípios”. “Agora, estamos em diálogo permanente. Somos ativos tanto para com os aliados quanto para com os não aliados”, diz.

Aron não acredita que esse novo padrão vai “aposentar” o Itamaraty, mas percebe que os diplomatas estão com dificuldades para lidar com isso. Na COP 15, o contraste entre a incapacidade dos Estados e a mobilização social deixou clara a urgência em se criar uma
governança global – ágil e democrática.

“A Rio+20 acontecerá aqui no Brasil, e será uma oportunidade não só para discutir alternativas, como testar formas mais flexíveis de interlocução e decisão. Começa no preparo do próprio evento”, afirma.

Fonte: http://pagina22.com.br/index.php/2010/08/o-mundo-e-seus-quintais/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin