DOE AGORA

Idesam e Azul Linhas aéreas firmam parceria em apoio a iniciativas sustentáveis

Idesam e Azul Linhas aéreas firmam parceria em apoio a iniciativas sustentáveis

Texto: Steffanie Schmidt/ Idesam
Foto: Cerâmicas Kena

União de esforços entre instituições envolve concessão de passagens aéreas e transporte de carga de produtos da sociobiodiversidade 

Uma parceria firmada entre o Idesam e a Azul Linhas Aéreas tem como principal objetivo ajudar a superar um dos principais gargalos na região norte: a logística de recursos materiais e humanos. Com seis meses de operacionalização, a colaboração ajuda a otimizar tempo e economia de recursos empregados no transporte de produtos da sociobiodiversidade e das pessoas envolvidas nessa atividade, tais como técnicos, ribeirinhos, produtores e extrativistas. 

Produtos como o Café Apuí Agroflorestal; óleos e manteigas vegetais diversos e pequenos objetos de madeira da marca coletiva Inatú Amazônia, além de amostras para análises químicas de produtos desenvolvidos dentro das iniciativas estratégicas do Idesam, estão entre os itens transportados.  

Além disso, malotes e objetos diversos de até 60 kg por volume, também estão autorizados, dentro da parceria para atender a necessidade dos escritórios do Idesam em Apuí e Manaus.  

A parceria funciona ainda como um facilitador da promoção desses produtos e do propósito de atuação da instituição, ao permitir a participação de colaboradores do Idesam e de representantes das organizações sociais amazônidas em eventos, feiras e demais atividades previstas em Manaus e fora do estado do Amazonas.  

No mês de maio, artesãs indígenas do povo Marubo, da região do Vale do Javari (AM), ministraram Oficina de Cerâmica Indígena entre povos, com apoio do Idesam e parceiros no município de Careiro Castanho, graças ao transporte aéreo, fruto do termo assinado com a Azul Linhas Aéreas.   

“Essa parceria é extremamente importante para nós, para a região e, sobretudo, para que a gente consiga suprir um dos principais gargalos encontrados na região norte – a questão da logística – ajudando a ampliar o acesso a produtos da sociobiodiversidade e, com isso, fomentar a sustentabilidade e a preservação da nossa floresta”, afirma Paola Bleicker, diretora-executiva do Idesam. 

Transparência e compromisso 

Todas as cargas precisam de documentação identificadora e nota fiscal e não incluem objetos de valor, valores em espécie, cartões de crédito, tampouco documentos para quaisquer modalidades de licitações.  

Dentro da parceria, ambas as organizações se comprometem a respeitar a legislação trabalhista e ambiental vigente, por meio de boas práticas, além de adotar as medidas necessárias à proteção ambiental, conforme previsto em contrato, cumprindo todos os procedimentos cabíveis visando à precaução de qualquer risco de danos ao meio ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Lightbox