DOE AGORA

Atividades de campo são reduzidas durante seca extrema na Amazônia

Atividades de campo são reduzidas durante seca extrema na Amazônia

Quatro municípios do Amazonas atendidos pelo Idesam encontram-se em situação de emergência; Instituto mobiliza rede de parceiros para doações 

Texto: Imprensa / Idesam
Foto: Greenpeace Manaus

Diante da seca extrema que atinge praticamente todo o Estado do Amazonas, em que 59 dos 62 municípios do Estado encontram-se em situação de emergência, as ações de campo previstas em quatro localidades que integram a marca coletiva Inatú Amazônia, onde estão comunidades atendidas pelo Idesam, terão atividades reduzidas.  

Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Carauari e Lábrea se encontram na categoria de emergência, conforme decreto nº 48.167, de 29 de setembro de 2023, publicado pelo Poder Executivo no Diário Oficial do Estado do Amazonas. Apenas dois municípios estão em situação de normalidade: Presidente Figueiredo e Apuí. Este último também integra a iniciativa Inatú Amazônia, porém, não teve impactos severos registrados pela estiagem até o momento.  

O Idesam enviou comunicado oficial, informando possíveis atrasos nas entregas previstas e possível necessidade de prorrogação de prazo de execução do projeto ao BNDES, financiador da iniciativa, no dia 09 de outubro. 

De acordo com a publicação oficial do Governo do Amazonas, o Decreto Emergencial tem duração prevista de 180 dias. Nesse período, as atividades de fortalecimento da produção e óleos e resinas, bem como da área de manejo florestal certificado, estarão prejudicadas.  

Desde outubro, o Idesam vem mobilizando sua rede de parceiros entre entidades privadas e demais organizações da sociedade civil para doação de ajuda emergencial às comunidades isoladas no interior do estado, por meio do projeto Regatão do Bem. Até o momento, já foram entregues 20 toneladas de alimentos. A prestação de contas, bem como o passo a passo do projeto podem ser acompanhados no site do Idesam: www.idesam.org/regataodobem. As doações continuam sendo arrecadadas por meio do PIX 07.339.438/0001-48.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Lightbox