DOE AGORA

Idesam divulga ‘Painel de Mapeamento de Carbono Florestal’ em webinar que discute projetos de carbono no Brasil

Idesam divulga ‘Painel de Mapeamento de Carbono Florestal’ em webinar que discute projetos de carbono no Brasil

Lançamento acontece no dia 28 de março, às 10h no canal de YouTube do Idesam 

Texto: Imprensa/ Idesam
Foto: Divulgação/ Idesam

Com objetivo de dar transparência às informações de projetos de carbono florestal no Brasil, e disponibilizar informações de forma consolidada, o Idesam apresenta, de forma online e gratuita, o ‘Painel de Mapeamento de Projetos de Carbono Florestal no Brasil e Experiências em Territórios Coletivos’. Webinar ocorrerá no dia 28/03 às 10h (horário de Brasília), e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Idesam. 

O projeto é uma iniciativa do Idesam com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e tem como foco profissionais, pesquisadores, formuladores de políticas e membros da sociedade civil. Durante a apresentação, será disponibilizado um dashboard interativo com dados e indicadores sobre projetos de carbono florestal no Brasil, com objetivo de enriquecer o debate sobre o estado da arte destes projetos no país e sua relação com territórios coletivos, especialmente na região amazônica.  

Victoria Bastos, líder da Iniciativa de Serviços Ambientais do Idesam, destaca a perspectiva de transparência trazida pelo Painel, já que ele permite que agentes locais possam identificar os projetos em seus territórios e informações relevantes sobre o seu formato, como metodologia, volume de créditos estimados, categoria fundiária, dentre outros. “De forma inédita, o painel traz informações de forma consolidada e visual sobre projetos do setor de Agricultura, Florestas e Uso da Terra (AFOLU) registrados na principal certificadora de projetos no mercado voluntário de carbono, a Verra. Apesar de as informações disponibilizadas serem públicas, até o momento não existe um espaço em que elas possam ser acessadas de forma interativa e de forma a trazer análises quantitativas e qualitativas sobre os mais de 140 projetos hoje em desenvolvimento”, explica. 

Através do Painel será possível analisar detalhadamente informações, sobre estes projetos, gerando análises e correlacionando tendências entre eles. Incluindo a localização de projetos, detalhes sobre as metodologias de geração de créditos, atores envolvidos e análises de informações geográficas, permitindo também a visão sobre distribuição do volume de créditos estimados pelos projetos a níveis locais, estaduais e nacionais. Com o projeto, o Idesam busca garantir uma participação efetiva da sociedade civil nas discussões sobre o mercado de carbono tanto no Brasil, quanto no mundo, além de dar acesso a territórios coletivos e pequenos produtores rurais no acompanhamento, influência e qualificação do debate sobre esse assunto. 

Será disponibilizada uma nota técnica detalhando a relação entre os projetos de carbono florestal no Brasil e as categorias fundiárias na Amazônia. A nota inclui revisão bibliográfica sobre essas categorias, abordando questões sobre a organização da terra, direitos de propriedade, ferramentas de gestão e uso da terra por comunidades locais. Além disso, traça um panorama entre estas categorias na Amazônia e os projetos do setor de Agricultura, Florestas e Uso da Terra (AFOLU) no Brasil, identificando se existem projetos desenvolvidos nestas categorias e se há sobreposições entre projetos desenvolvidos em áreas privadas e áreas públicas 

Também será emitido um boletim informativo, contendo dados atualizados sobre os projetos de carbono florestal no Brasil, elaborado com base nas informações do Painel de Mapeamento de Projetos de Carbono Florestal. E por fim, uma nota metodológica, que explica de forma transparente todo o processo de coleta de dados e construção da base de dados, fornecendo análises, indicadores e dados apresentados. 

O Idesam tem desempenhado um papel ativo na CONAREDD, ocupando uma cadeira como representantes da Sociedade Civil. Essa participação é importante para influenciar diretamente o sistema de REDD do Brasil e determinar como os projetos privados se conectam às metas nacionais de redução de emissões, bem como a distribuição justa dos benefícios entre as diversas partes interessadas. 

Serviço 

O quê: Webinar ‘Painel de Mapeamento de Projetos de Carbono Florestal no Brasil e Experiências em Territórios Coletivos’.
Quando: 28/03, quinta-feira, às 10h (horário de Brasília).
Onde: Canal de YouTube do Idesam.
Realização: Idesam, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Lightbox