Idesam realiza construção de aceiros em Apuí-AM
Por meio de doações na plataforma Mercado Pago, pessoas de todo o Brasil puderam contribuir para a ação
Texto: Imprensa Idesam
Foto: Ana Maria Guidi
A campanha “Ajude o Sul do Amazonas”, parceria entre o Idesam e Mercado Livre de mobilização de recursos para implantar aceiros nas propriedades de produtores parceiros de café no município de Apuí, foi encerrada no último mês com mais de 200 doadores. Graças ao engajamento das pessoas por meio do botão “Doar”, na plataforma Mercado Pago, foi possível construir aceiros em áreas de famílias do distrito de Sucunduri.
Os aceiros representam uma alternativa para ajudar a reduzir os riscos de propagação de incêndios florestais. O geógrafo e brigadista voluntário, Heitor Pinheiro explica que muitas vezes, a criação de um aceiro protege áreas gigantescas apenas com o combate indireto, fazendo com que o fogo não ultrapasse as barreiras criadas.

Processo de construção de aceiro em área no município de Apuí-AM (Ana Maria Guidi/Idesam)
“Os aceiros podem ser feitos de forma manual, com o auxílio dos brigadistas utilizando enxadas, facões e roçadeiras. Também em grandes áreas pode ser feito de forma mecanizada com apoio de trator e maquinário. No caso de algumas regiões, pela grande altura da vegetação, os aceiros são construídos da melhor forma para que ele possa evitar que o fogo transpasse de uma região para a outra”, detalha Pinheiro.
A diretora-executiva do Idesam, Paola Bleicker, agradeceu a mobilização das pessoas que fizeram sua doação e se preocupam com a situação no Sul do Amazonas. “Essa é apenas uma das muitas ações que ainda estamos planejando para amenizar os efeitos tanto da seca quanto das queimadas em uma região onde o Idesam tem uma ligação profunda. Devemos focar em ações mais estruturantes, além de reforçar nosso apoio aos produtores e comunitários parceiros de nossas iniciativas pelo Amazonas”, afirma Bleicker.
Deixe um comentário