
Idesam é homenageado pelos 10 anos de atuação na Amazônia
ONG Ambiental recebeu placa da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas.
Por Larissa Mahall –
“Os projetos, estudos, boas práticas em campo são uma combinação de fatores, que geram resultados para o Idesam e principalmente, para as comunidades, mostrando que estamos no caminho certo”. Com essa fala, o secretário executivo do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Idesam, Carlos Gabriel Koury agradeceu a homenagem recebida pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas (CAAMA), na segunda-feira, dia 01 de junho. O evento compõe uma série de atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente.
Em sua fala inicial, o deputado estadual Luiz Castro (PPS) alertou que “não cuidar do meio ambiente vai além da destruição da natureza, é destruição de si próprio”. Ele destacou também os eventos das Mudanças Climáticas e sua relação com a situação das cheias nos municípios do interior do Amazonas, que afeta a vida e organização das famílias.
Após a mensagem inicial e composição da mesa, o moderador do evento, deputado Luiz Castro convidou o Grupo Expressão e Vida, com a apresentação “Primatas da Floresta”. A palavra foi concedida aos homenageados, que receberam certificado.
O secretário executivo do Idesam, Carlos Gabriel Koury, recebeu além do certificado, uma placa e agradeceu a homenagem prestada. Em sua mensagem de agradecimento enfatizou que “o Idesam traduz em elementos práticos a sua missão de promover a valorização e o uso sustentável de recursos naturais na Amazônia e buscar alternativas para a conservação ambiental, o desenvolvimento social e a mitigação das mudanças climáticas”, afirmou.
O secretário reconheceu também a homenagem como histórica, pois neste ano, o instituto celebra uma década de atuação na Amazônia.
Além da mensagem de agradecimento, Koury apresentou dois resultados sustentáveis. O primeiro foi a nova publicação do Idesam sobre a análise de implementação do Sistema Estadual de Unidades de Conservação no Amazonas, durante os anos de 2007 a 2014. E o outro foi o Café Apuí Agroflorestal, o primeiro café produzido de forma sustentável na Amazônia e resultado do Projeto Café, desenvolvido no município de Apuí, no sul do Amazonas.
O deputado Luiz Castro ainda teceu elogios ao Idesam, argumentando que a instituição é um caso de sucesso, pois realiza um trabalho diferenciado e “trabalha com o tripé da educação ambiental, projetos técnicos e promove estudos na área”, argumentou Castro.
Outros homenageados na sessão especial foram a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), Alzira Melo Costa; o procurador do Ministério Público Federal, Rafael as Silva Rocha; o pesquisador do INPA, Sérgio Bringel; a professora da Universidade Federal do Amazonas, Elen Andrade; Marisa Lima da Silva, do Movimento SOS Encontro das águas e o grupo Garis da Alegria, pelo trabalho lúdico de educação ambiental.
Confira as fotos da Sessão Especial da Semana Mundial do Meio Ambiente aqui
Deixe um comentário