DOE AGORA

As lições do Vale do Silício para a Amazônia

As lições do Vale do Silício para a Amazônia

Veículo: Capital Reset
Autor: Mariano Cenamo
Em: 17/03/2022
Temas:   amaz aceleradora   

 

Em minha coluna anterior, mencionei a urgência do florescimento de uma nova geração de empreendedores e empreendedoras à frente de negócios que gerem valor, renda, emprego e qualidade de vida para populações locais a partir da conservação e uso sustentável da floresta amazônica.

O que fará a diferença para esses negócios crescerem e se tornarem exitosos é um conjunto de fatores complementares. Desafios não faltam: cadeias de suprimentos deficientes, altos custos de logística, meios de comunicação precários, recursos humanos, ferramentas de gestão, marketing, capital de giro, investidores alinhados com propósito, acesso a mercados etc.

Uma das melhores explicações sobre o surgimento do Vale do Silício e sua incrível capacidade de gerar negócios bilionários na área de tecnologia foi a criação de um ecossistema de apoio a empreendedores e startups que ali se instalavam.

A partir dali surgiram incubadoras, aceleradoras, venture-builders, fundos de investimento, prestadoras de serviços especializadas em startups e tantos outros elementos vitais. Mas o mais importante: passou-se a gerar e compartilhar conhecimento e redes de relacionamento de modo jamais visto antes em um ambiente de negócios.

Leia o artigo completo em: https://www.capitalreset.com/colunas/as-licoes-do-vale-do-silicio-para-a-amazonia/

 

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin