Município de Apuí, no Amazonas, aposta na educação ambiental

Município de Apuí, no Amazonas, aposta na educação ambiental

Clarice Manhã, do Portal D24AM

 

Manaus – O município de Apuí (distante 453 quilômetros ao sul de Manaus) aposta na educação ambiental como ferramenta de transformação social. Nesta semana, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) e as secretarias municipais de Meio Ambiente e Educação realizam um curso de capacitação para professores e pedagogos, que durante o ano letivo de 2013 poderão levar para sala de aula novas abordagens sobre o uso consciente da água e descarte de resíduos.

 

O workshop ‘Fortalecendo a Educação Socioambiental em Sala de Aula’ faz parte das atividades do projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí, realizado em parceria entre o Idesam e a prefeitura municipal.

 

O coordenador do projeto, Gabriel Carrero, explica que o objetivo do treinamento é capacitar os professores para desenvolverem os conceitos da educação ambiental de forma integrada em todas as disciplinas do currículo escolar.

 

“As crianças são os futuros produtores de Apuí, e a aprendizagem socioambiental integrada fomenta o interesse na geração de renda dentro de uma cadeia produtiva baseada na sustentabilidade”, disse.

 

O curso de capacitação começa hoje e termina nesta sexta-feira com a participação de 160 professores. Serão 40 horas de atividades. Para a secretária municipal de Educação, Nildete Rossi, cabe à escola oferecer aos educadores metodologias inovadoras aplicáveis em sala de aula.

 

Ela destaca que a receptividade dos alunos para temas socioambientais é alta e as turmas do Ensino Fundamental não têm dificuldade em assimilar o aprendizado. “Com este treinamento queremos aprender novidades para tornar as aulas mais atrativas”.

 

O ponto de partida do workshop são as atividades propostas no livro ‘Semeando Sustentabilidade em Apuí: Fortalecendo a Educação Socioambiental em Sala de Aula’, lançado em novembro do ano passado.

 

A publicação, ilustrada por desenhos de estudantes de Apuí, foi elaborada pela equipe do Idesam em parceria com os educadores locais. O livro apresenta um projeto político pedagógico no contexto da Educação Ambiental, além de recomendações e métodos para incorporar as mensagens dos projetos socioambientais executados no município.