Café Apuí Agroflorestal ganha destaque em série da Globoplay
Iniciativa realizada pelo Idesam e Amazônia Agroflorestal figura em episódio de série disponível no Globoplay/Canal OFF
Texto: Imprensa Idesam
Foto: Divulgação
O Café Apuí Agroflorestal, uma iniciativa que alia produção sustentável e conservação ambiental, ganhou destaque no 5º episódio da série “BR-230: Muito Além da Transamazônica”, disponível no Globoplay. A produção aborda histórias marcantes ao longo da rodovia Transamazônica, e um dos protagonistas é Nildo Inácio, produtor do café agroflorestal no município de Apuí, Amazonas.
Na série, Nildo relata como a iniciativa tem se tornado uma ferramenta efetiva no combate ao desmatamento na Amazônia. Segundo ele, enquanto pequenos agricultores enfrentam dificuldades e são responsabilizados por práticas não sustentáveis, a maior parte do desmatamento é causada por grandes exploradores. “Quanto mais floresta para a Amazônia é melhor para nós. Onde esses grandes desmataram, se cada um deles reflorestar com café pelo menos de 3 a 5 hectares, no final reflorestaria muitas áreas e geraria renda”, afirma.

Captura de Tela do episódio 05 “O Desmatamento e a Esperança por um Desenvolvimento Sustentável”
Além de Nildo, a técnica de campo da empresa Amazônia Agroflorestal, Manuela Croti, que oferece acompanhamento aos produtores locais, também participa do episódio. Ela destaca o impacto positivo do projeto Amazônia Agroflorestal na região, promovendo o uso sustentável da terra, a recuperação de áreas degradadas e a geração de renda para os agricultores.
A série, que é uma produção Media Etc para o Canal Off/Globoplay, com direção de Sylvestre Campe e Gustavo Gama Rodrigues, combina registros únicos capturados com um paramotor, que revela a vastidão e a beleza da floresta, com histórias emocionantes de moradores ao longo da BR-230. No documentário, o Café Apuí Agroflorestal é apresentado como um exemplo de como é possível aliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental em uma das regiões mais ameaçadas pela exploração predatória.
Acompanhe a travessia da Transamazôniza. De paramotor, imagens únicas das paisagens. Do chão, histórias fascinantes ao longo da rodovia. Disponível neste link
Deixe um comentário