Idesam busca consultoria especializada para estudo de cadeias produtivas de valor
Empresa deverá atuar no planejamento, execução e divulgação de levantamento sobre os desafios e oportunidades de duas cadeias da sociobiodiversidade amazônica
Texto: Imprensa/ Idesam
Foto: Thiago Looney
O Idesam está com processo de seleção aberto para consultoria especializada que possa atuar no planejamento, execução e divulgação do estudo “Oportunidades e desafios para a formação de novos negócios nas cadeias produtivas da sociobiodiversidade amazônica”, focando na estruturação e escalonamento das respectivas cadeias.
As principais perguntas a serem respondidas no levantamento são: ‘Quais são os principais desafios e ações necessárias para os atores das cadeias produtivas (associações, cooperativas, startups, governo federal, entre outros) acessarem mercados nacionais e internacionais de uma perspectiva de tecnologia, negócios, jurídicas, entre outras?’; e ‘Quais estratégias e ações necessárias para promover um ambiente de inovação e de negócios propicio para escalonar cadeias produtivas de forma inclusiva?’.
A pessoa jurídica deverá ter qualificação técnica comprovada por meio de apresentação de portfólio de serviço e/ou currículo profissional, atestados de capacidade técnica, contratos anteriormente executados e disponibilizar equipe qualificada para executar o escopo da proposta.
Para se candidatar, os interessados devem encaminhar proposta executiva, orçamentária e cronograma de execução para o e-mail [email protected] com o assunto “Consultoria para o estudo “Oportunidades e desafios para a formação de novos negócios nas cadeias produtivas da sociobiodiversidade amazônica” até o dia 29 de setembro. Os pré-selecionados serão convocados para entrevista.
A contratação se dará com base no Termo de Referência nº 32/2023, associado ao projeto “Destravando Investimentos Florestais através do PPBio” (Unlocking Forest Investments through PPBio), que visa estruturar iniciativas no setor da bioeconomia, para que as empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) invistam mais dos seus fundos obrigatórios no Programa, consolidando uma cultura de investimento em negócios na bioeconomia amazônica.
O projeto é financiado pelo Partnerships for Forests (P4F), programa do Reino Unido de apoio a parcerias que cumprem os compromissos de commodities livres de desmatamento, redução da pressão sobre as florestas e melhoria nos meios de subsistência.
O Programa Prioritário em Bioeconomia (PPBio) foi instituído pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) como estratégia de diversificar e impulsionar investimentos no contexto da política de incentivos fiscais, abrangendo soluções para a exploração econômica sustentável da biodiversidade. O papel do Idesam é fazer a gestão tecnológica, administrativa e jurídica pelo PPBio,construindo pontes entre as empresas investidoras e o ecossistema de inovação em bioeconomia, constituído por: negócios de impacto social e ambiental, startups e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) públicas e privadas, credenciadas pelo CAPDA/SUFRAMA.
Deixe um comentário