DOE AGORA

Idesam discute programa de REDD em evento na Etiópia

Idesam discute programa de REDD em evento na Etiópia

Por Rogério Lima

Entre os dias 29 de abril e 1o. de maio, foi realizado o Workshop on Linking Local REDD+ Projects to National REDD+ Strategies in Africa, que discutiu implementações de programas para a redução de emissões de carbono a nível estadual e nacional. Em parceria com o Ministério da Agricultura da Etiópia, o Forest Carbon Partnership idealizou o evento com o objetivo de discutir e desenhar um possível programa de REDD+ no estado de Oromia.

O Idesam foi representado pelo seu Secretário Executivo Adjunto, Mariano Colini Cenamo, que atuou como mediador no primeiro dia de debate e apresentou experiências com programas de REDD+ no Brasil.

O foco das discussões e oficinas foi a necessidade de ter um programa estadual para iniciar a construção e funcionamento de um programa a nível nacional. De acordo com Cenamo, o desenho de um programa de estado é imprescindível para uma estrutura nacional de programa de REDD+, pois ele viabiliza a integração dos projetos já existentes e torna possível a potencialização do projeto em uma escala maior.

“Um problema que já foi verificado em outros países é ter vários projetos dentro de um estado, utilizando metodologias diferentes ou insuficientes, não seguindo qualquer tipo de regulamentação de salvaguarda, entre outros fatores”, destaca ele.

Além disso, os países que querem desenvolver programas nacionais de REDD+ vem encontrando dificuldades, pois cada estado tem características peculiares que devem ser trabalhadas. “Não tem sentido em propor um programa de REDD+ no Amazonas idêntico ao programa que vai ser feito no Mato Grosso, onde a agricultura é mais forte, há menos comunidades florestais, entre outros pontos”, conclui Cenamo.

O Forest Carbon Partnership Facility é uma organização que começou a atuar em junho de 2008 e que foca em reduzir as emissões de carbono do desmatamento e degradação florestal, estoque de carbono e manejo sustentável de florestas, o REDD+. Com 36 países participantes, o FCPF conta com uma estrutura de governança efetiva e inclusiva e procura ajudar países a se prepararem para sistemas futuros de incentivos financeiros para REDD+.

WordPress Lightbox Plugin