DOE AGORA

Idesam envia proposta para planejar um sistema de ciclovias para Manaus

Idesam envia proposta para planejar um sistema de ciclovias para Manaus

Como outras grandes metrópoles brasileiras, Manaus vem enfrentando uma crise de mobilidade urbana. Nos últimos 5 anos, a frota de carros na cidade aumentou 5 vezes mais que o crescimento da população e a expansão do sistema viário não foi capaz de absorver o trânsito, causando engarrafamentos regulares e insatisfação da população. Paralelamente, o transporte público em Manaus vive um problema crônico de supersaturação que não poderá ser facilmente resolvido sem pensar em alternativas complementares. E a solução pode ser muito simples e barata: a bicicleta como meio de transporte.

Manaus será uma das sedes da Copa de 2014 e, por ser a porta de entrada da Amazônia, atrairá forte interesse nacional e internacional. Espera-se que seus cidadãos e visitantes se beneficiem muito se houver investimento na bicicleta como meio de transporte ecologicamente correto e sustentável. O uso popular da bicicleta pode oferecer uma alternativa de transporte eficiente, econômica e que preza pela saúde das pessoas e do meio ambiente, ajudando a reduzir o trânsito, a desafogar o transporte público e a aumentar a inclusão social. Consciente do baixo custo de implementação e do impacto positivo que um sistema de ciclovias trará à sociedade manauara, o Idesam enviou, a convite do Secretário Municipal de Desporto, Lazer e Juventude, Fabrício Lima, uma proposta para a Prefeitura de Manaus para elaborar um projeto de um sistema cicloviário para a cidade.

O objetivo do projeto é planejar a instalação de uma rede de ciclovias, ciclofaixas, vias compartilhadas e bicicletários que garantam a segurança e o conforto da população de ciclistas manauaras. Hoje, principalmente devido à completa falta de segurança das vias, uma proporção pequena da população manauara utiliza a bicicleta como meio de transporte. Entretanto, esse número poderá aumentar expressivamente caso a Prefeitura de Manaus invista em um sistema cicloviário abrangente e interligado.

A proposta envolve uma fase de pesquisa básica, que visa traçar um diagnóstico geral da população de Manaus quanto ao uso da bicicleta como meio de transporte, além de uma fase para incentivar o uso da bicicleta na cidade, contando com passeios ciclísticos, eventos e campanhas educativas para ciclistas e motoristas. O projeto básico do sistema cicloviário vai ser elaborado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores do Idesam, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Manaus. Se aprovado, o sistema será planejado com o objetivo de maximizar a extensão e conexão das vias cicloviárias, minimizando o custo de implementação por quilômetro.

Para saber mais, visite o blog do movimento Pedala Manaus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin