Idesam estreia novo formato de informativo mensal
Proposta reflete dinâmica interna da organização que aponta para novos caminhos estratégicos de comunicação social relevante na Amazônia
Texto: Steffanie Schmidt/Idesam
Foto: Idesam
O Idesam estreia seu informativo de agosto em novo formato de um dos seus principais produtos de comunicação: o informativo mensal, que conversa com diversos públicos de interesse da organização de forma direta e transparente. O modelo foi pensado a partir da Teoria da Mudança 2022-2026, com vistas ao fortalecimento institucional, gestão e transferência de conhecimento e desenvolvimento da rede de parceiros.
Para o preparo e sequência dos conteúdos foi utilizado o método CURVE, que atende aos critérios de Curiosidade; Urgência; Relevância; Valor e Emoção para gerar engajamento no conteúdo. A proposta contempla cinco seções destacadas por blocos de cores que conversam com a identidade visual e com as editorias trabalhadas nas mídias sociais digitais.
O destaque do novo informativo fica por conta da seção Editorial, que trará, todos os meses, conteúdo exclusivo: Uma leitura de contexto de temas relacionados ao universo de atuação do Idesam, a partir da convergência de fatos e dados que possam contribuir para o debate público, sob o olhar idesânico que acumula a expertise de quase 20 anos de atuação na Amazônia.
A seção de notícias veiculadas na página institucional e que refletem as principais atividades desenvolvidas por cada uma das sete iniciativas integram o segundo bloco. No terceiro, intitulado Na Mídia, estão as matérias que trouxeram o Idesam e/ou suas iniciativas como destaque nos mais variados veículos de imprensa especializada ou tradicional.
A seção #Olharidesânico é o espaço dedicado à divulgação de conteúdo de parcerias, de dicas de leitura, de conteúdo audiovisual e também de imagens captadas por nossos colaboradores com o olhar único de quem trabalha diretamente na conservação e no desenvolvimento sustentável da região com a maior sociobiodiversidade do planeta.
Na parte voltada à doação, o público terá a oportunidade de acompanhar formas de contribuição com o trabalho de manter a floresta em pé e como ele impacta diretamente as populações que vivem nela, além de acompanhar outras iniciativas de doação que também apoiam o trabalho do Idesam.
Uma oficina de boas práticas de redação para um bom editorial foi realizada pelas jornalistas Steffanie Schimidt e Camila Garcêz no dia 10.07 com os porta-vozes e líderes das iniciativas estratégicas, a fim de preparar e organizar o cronograma editorial.
Tudo isto contribui para os objetivos da Coordenação de Comunicação em transformar dados e informações em narrativas consistentes, mobilizadoras e engajadoras que ajudem a mobilizar diferentes públicos de interesse e também a mobilizar recursos para a implementação do propósito do Idesam via projetos e iniciativas.
Para receber o Informativo Idesam, é necessário cadastro pelo site idesam.org, na opção “Cadastre-se” ou neste link AQUI .
Deixe um comentário