DOE AGORA

Idesam participa de simpósio sobre REDD+ na Califórnia

Idesam participa de simpósio sobre REDD+ na Califórnia

No dia 5 de abril, foi realizado o workshop “REDD+ na California? Explorando opções de ligação entre o sistema de cap-and-trade da Califórnia e programas internacionais de Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+). O evento, organizado pela universidade da Califórnia (UCLA), pelo REDD Offset Working Group (ROW), pelo Governor’s Climate and Forest Task Force (GCF) e o Green Technology Leadership Group. O objetivo foi discutir e levantar sugestões às recomendações elaboradas pelo REDD Offset Working Group, onde foram estabelecidos critérios e estruturas jurídicas necessárias para viabilizar o comércio de créditos de carbono como offsets entre governos subnacionais.

Para auxiliar a discussão e o levantamento dessas sugestões, foram convidados representantes de governos, academia e da sociedade civil especialistas em REDD+. Estudantes e demais interessados no tema também puderam participar. Diversas questões presentes nas recomendações (do ROW) foram abordadas, entre elas as salvaguardas sociombientais, as garantias sobre vazamentos e reversões, maneiras de conexão entre estruturas jurídicas, entre outras.

Para a pesquisadora do Programa de Mudanças Climáticas (PMC) do IDESAM, Junia Karst, o evento foi uma oportunidade de entender como o REDD+ tem sido tratado internacionalmente e quais são as opções de interação que pode ocorrer entre a Califórnia e governos subnacionais, como o Acre.

“Ficou bem claro que através do REDD+ é possível conservar florestas tropicais e manter – ou até aumentar – ações de desenvolvimento, baseada em iniciativas de cooperação mútua entre países e políticas eficientes de proteção ambiental. Iniciativas como essa [o grupo de trabalho formado entre Califórnia, Chiapas e Acre] são um grande incentivo para o tão sonhado tripé da sustentabilidade.”

O documento elaborado pelo ROW com as recomendações para criação de sistemas jurisdicionais de REDD e Offsets está disponível para consulta pública até o dia 30 de abril no site: http://stateredd.org/recommendations/

WordPress Lightbox Plugin