DOE AGORA

Mercado Amazônia em Casa, Floresta em Pé reúne expositores de produtos sustentáveis no Fiinsa

Mercado Amazônia em Casa, Floresta em Pé reúne expositores de produtos sustentáveis no Fiinsa

Mais de 20 empreendedores tiveram a oportunidade de comercializar produtos e fazer networking no evento

Por Vanessa Brito / Idesam

O 2º Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia (Fiinsa) também contou com o “Mercado Amazônia em Casa, Floresta em Pé”, espaço dedicado para feira de negócios e comercialização de produtos. O mercado é uma iniciativa do Movimento Amazônia Em casa, Floresta em pé, coordenado pela Amaz Aceleradora de Impacto, Idesam e Climate Ventures, com execução da Onisafra.

Foto: Rodrigo Duarte

Segundo Daniel Bandeira, diretor operacional da Onisafra, o evento já movimentou R$ 28 mil em geração de receita para os empreendedores. “Estamos coordenando o Mercado Amazônia e já conseguimos superar nossas metas de comercialização de produtos. Por ser um evento fechado, nossos números são muito positivos. Acredito que essa iniciativa funciona como uma vitrine para empreendedores e também para promover networking com oferta de produtos da biodiversidade da Amazônia”, afirmou.

Entre os produtos comercializados estão açaí em pó, guaraná em pó, óleos essenciais, biocosméticos, mel de abelha, chocolates, produtos alimentícios e entre outros. “A minha avaliação do evento é ótima. As pessoas que já estão aqui já conhecem os produtos e estão em alinhamento com o nosso propósito de preservar a Amazônia, conservando produtos da biodiversidade. As pessoas foram bem gentis e tivemos uma ótima receptividade dos participantes do evento. A Onisafra faz um serviço focado na cadeia produtiva da agricultura familiar e os bons resultados do evento acabam gerando benefício para toda a cadeia: produtor, empreendedor e quem entrega os produtos”, lembrou.

Entre as marcas e expositores estão: 100% Amazonia Exportação e Representação ltda, Amazônia Agroflorestal, Amazônia New Face, Amazônia Smart Food, ASPROC – Associação de Produtores Rurais de Carauari, Bossapack, CacauWay, COOBAY – BaY Cooperativa Kayapó de Produtos de Floresta, Cooperativa Mista Dos Povos e Comunidades Tradicionais da Calha Norte (Coopaflora), Cooperativa de Produção e Desenvolvimento do Povo Indígena Paiter Surui de RO/MT (COOPAITER), D’Amazônia Origens, Deveras Amazônia, Ekilibre Amazônia, Inatú Amazônia, Jambuzera, Luisa Abram Chocolates, Manioca, Menire (Associação Bebô Xikrin do Bacajá), Mahta, Moma, Na Floresta (Na’Kau), Peabiru Produtos da Floresta, Raízes do Açaí, Sattva, Soul Brasil Cousine, Taberna da Amazônia, Terramazonia, Urucuna, Vem do Xingu (Amoreri).

Foto: Rodrigo Duarte

Para Priscilla Almeida, empreendedora da Amazônia Smart Food, a iniciativa do mercado foi uma experiência única. “Temos como foco o público vegano e desenvolvemos o hambúrguer de tucumã e a linguiça e almôndega de açaí. Mas temos também o propósito de sermos inclusivos, de atender qualquer pessoa de qualquer idade. Nossos produtos contêm nutrientes, fibras, então é um super alimento com alto teor de proteína. É uma oportunidade única apresentar os produtos e fazer as pessoas conhecerem, verem e experimentarem um sabor diferenciado e amazônico. Está sendo muito proveitoso participar desse evento”, concluiu.

Sobre o FIINSA

O 2º FIINSA é realizado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e Impact HUB Manaus. É correalizado pela AMAZ aceleradora de impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Uma Concertação pela Amazônia.

Conta com patrocínio do Fundo Vale, Instituto Clima & Sociedade (iCS), Partnerships For Forests, Uk Government, Amazon Investor Coalition, Instituto Sabin, Fundo JBS pela Amazônia, Americanas S.A, SAP, GBR, Coca-Cola, Swarovski, MJV e Cooperação Alemã GIZ, e apoio de vários parceiros como Rede Amazônica e Fundação Certi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin