Parceria entre IHS Brasil e Idesam já restaurou mais de 20 hectares com café agroflorestal em Apuí-AM
Para o próximo ciclo de plantio, previsto para começar ainda este ano, a IHS Brasil plantará mais 25 mil mudas
Texto: Com informações de assessoria
Foto: Henrique Saunier/Idesam
A IHS Brasil – parte do grupo IHS Holding Limited (NYSE: IHS) (“IHS Towers”), um dos maiores proprietários, operadores e desenvolvedores independentes de infraestrutura de comunicações compartilhadas do mundo em número de torres – apoiou o plantio de aproximadamente 20 mil mudas, cobrindo 10 hectares no município de Apuí-AM, no contexto da Iniciativa Café Apuí Agroflorestal. Desenvolvida pela Amazônia Agroflorestal e Idesam, a iniciativa do Café Apuí Agroflorestal é responsável por implementar Sistemas Agroflorestais (SAFs), que combinam espécies nativas e agrícolas, em mais de 260 hectares no município de Apuí-AM, dos quais 23 foram apoiados pela IHS Brasil.
Desde o início da parceria da IHS Brasil com o Idesam, em 2021, mais de 44 mil mudas foram plantadas, refletindo o compromisso da companhia com a recuperação de áreas degradadas e o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Esta ação voluntária cobre o equivalente à área aproximada do programa de construção de torres greenfield da IHS Brasil em 2023. Além do impacto ambiental positivo, a iniciativa promove a produção sustentável de café, oferecendo uma alternativa de renda às comunidades locais e ajudando a fortalecer a economia regional.
Para o próximo ciclo de plantio, previsto para começar ainda este ano, a IHS Brasil plantará mais 25.000 mudas, expandindo significativamente o escopo e o impacto do projeto.
Michel Levy, CEO da IHS Brasil, afirma que o projeto representa o compromisso da companhia com a sustentabilidade e com as comunidades locais na Amazônia. ”Ao aliarmos a recuperação ambiental com a geração de renda para os produtores locais, estamos ajudando a criar um ciclo de desenvolvimento sustentável. A parceria entre a IHS Brasil e o Idesam tem se mostrado um modelo eficaz de colaboração entre o setor privado e as organizações de conservação ambiental, demonstrando como investimentos direcionados podem gerar benefícios ambientais e socioeconômicos significativos”, destaca Levy.
Para André Vianna, diretor técnico do Idesam, o apoio de parceiros estratégicos e de longa data, como a IHS, tem sido fundamental para o fortalecimento e a ampliação do impacto da iniciativa. ”Ao longo de quatro anos de parceria — incluindo o investimento no ciclo de plantio de 2025 —, a IHS tem contribuído ativamente para o desenvolvimento socioambiental de uma região com alto potencial para a redução do desmatamento, por meio da implementação de sistemas que aliam sustentabilidade e produção”, completa Vianna.
Deixe um comentário