DOE AGORA

Prêmio Verdes para a moda sustentável no Amazonas

Prêmio Verdes para a moda sustentável no Amazonas

A empresa Darvore Cosméticos foi contemplada na premiação, considerada uma das mais importantes no mundo, relacionada às práticas de sustentabilidade. 

Texto: Camila Garcêz
Foto: Idesam

Entrevista com João Tezza, diretor Darvore Cosmésticos

A Darvore Cosméticos da Amazônia venceu o Prêmio Verdes na categoria moda sustentável. A cerimônia aconteceu no dia 23 de abril, no Arquipélago de Galápagos e reuniu 33 propostas de 12 países da América Latina e dos Estados Unidos, em categorias que contemplam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A escolha da Darvore se deu por seu compromisso com a sustentabilidade e conservação das florestas. A empresa desenvolveu produtos de alta tecnologia, utilizando ativos exclusivos da biodiversidade Amazônica. Por meio de parceria com o Idesam, a Darvore compra diretamente de pequenos produtores por meio da marca coletiva de gestão compartilhada, Inatú Amazônia, e realiza campanhas de plantio de árvores em sistemas agroflorestais por meio do Programa Carbono Neutro Idesam. 

Para o Idesam, o fortalecimento da rede de parceiros é importante para as agendas prioritárias da sociobioeconomia, ou seja, que envolvam ação florestal e bem-viver das comunidades tradicionais da Amazônia. 

Foto: Prêmios Verdes

 

Confira a entrevista abaixo. 

Quais os critérios de seleção para o Prêmios Verdes? 

Como elementos fundamentais, são considerados aspectos como o impacto ambiental positivo das ações realizadas, a inovação e originalidade dos projetos, a eficiência no uso de recursos naturais, escalabilidade, a contribuição para a sustentabilidade global e o compromisso de longo prazo com a conservação do meio ambiente.

Como foi a experiência de vencer um dos prêmios de sustentabilidade mais importantes do mundo? 

Foi uma experiência muito forte e positiva profissionalmente e, claro, pessoalmente para todos nós da Darvore. Todo o processo de inscrição, etapas de seleção com organizações e pessoas tão renomadas, nos deu oportunidade de refletir profundamente sobre nossa jornada enquanto uma startup inovadora e engajada na sustentabilidade. E para fechar: a revelação do vencedor final entre os três finalistas em cada uma das 11 categorias, foi uma cerimônia linda no icônico arquipélago de Galápagos. Também conhecemos de perto a força inovadora de projetos incríveis especialmente na América Latina. Não poderia ser mais inspirador.  Também nos sentimos muito gratos pela nossa rede de apoio, todos os amigos, familiares, colaboradores, parceiros Darvore e, claro, nossos clientes, pois é por meio dessas pessoas que acreditam no nosso propósito e ajudam a manter o negócio de pé. Esse reconhecimento é de todos nós. 

Como avalia a dinâmica de sustentabilidade e o ramo de cosméticos? 

A dinâmica de sustentabilidade no ramo de cosméticos tem se tornado cada vez mais relevante. As empresas estão buscando opções mais sustentáveis para a produção, como o uso de ingredientes naturais, embalagens eco-friendly e práticas de fabricação responsáveis. Os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes em relação à sustentabilidade e a utilização de matérias primas naturais, o que impulsiona a indústria cosmética a adotar medidas mais ecológicas. 

Quais os desafios a Darvore precisa superar para manter o compromisso com a sustentabilidade e a conservação das florestas? 

Primeiramente, continuar garantindo a rastreabilidade completa de sua cadeia de suprimentos, desde a origem até o consumidor final. Seguir desenvolvendo práticas de produção sustentáveis que minimizem o impacto ambiental e promovam a conservação das florestas. Estabelecer parcerias e colaborações com comunidades locais, governos e organizações ambientais para promover a sustentabilidade em larga escala. Manter-se atualizada com as melhores práticas e regulamentações ambientais, incorporando constantemente ações de melhoria em suas operações. 

E sobre a mensuração dos impactos positivos, como você entende esta etapa?  

A Darvore pretende gerar um impacto significativo tanto na sociedade quanto nos negócios, ao comprar ativos das cadeias produtivas sustentáveis na Amazônia. Isso inclui, incentivar práticas de produção responsáveis e sustentáveis na região, contribuindo para a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas amazônicos. Promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais, criando oportunidades de trabalho e gerando renda local de forma sustentável. Estimular a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e incentivar outras empresas a adotarem práticas semelhantes. Estabelecer uma reputação de empresa comprometida com a sustentabilidade, o que pode atrair consumidores conscientes e investidores engajados. 

Como avalia a parceria com o Idesam? 

A parceria entre Darvore e Idesam é avaliada como uma colaboração estratégica e muito positiva. O Idesam é uma organização reconhecida nacionalmente por suas ações em prol da conservação ambiental e desenvolvimento sustentável na Amazônia. A parceria permite que a Darvore se beneficie da capilaridade na Amazônia, expertise e do conhecimento técnico do Idesam. Por outro lado, a Darvore contribui gerando demanda para cadeias produtivas agroflorestais estruturadas por iniciativas do Idesam, levando ao mercado produtos especiais da bioeconomia na Amazônia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Lightbox