Programa de fomento “Amazônia em Casa, Floresta em Pé” está com inscrições abertas para novos negócios até dia 30/9
Parceria com o Mercado Livre tem foco no mercado digital e busca empresas que possuem cadeia produtiva localizada na Amazônia Brasileira
Por Comunicação Climate Ventures
O “Amazônia em Casa, Floresta em Pé (ACFP)”, programa que impulsiona negócios da sociobiodiversidade amazônica, está selecionando participantes. Com inscrições abertas até o dia 30 de setembro, a iniciativa busca empresas que possam florescer no mercado digital, desenvolvendo estratégias voltadas para alcançar o consumidor final, por meio de parceria com a plataforma Mercado Livre, responsável pela logística e venda dos produtos.
Podem participar do programa as empresas que estejam em fase de tração ou de entrada no mercado e que possuam parte ou a integralidade de suas cadeias produtivas na Amazônia Brasileira. Esse critério possibilita a participação de empresas que utilizam insumos da região, mas que finalizam os produtos em outras partes do país. Atualmente, o ACFP conta com 50 negócios participantes, de diferentes segmentos, como alimentação, bebidas e cosméticos.
Entre as marcas presentes na plataforma estão a Manioca, que produz alimentos naturais; a MOMA, de biocosméticos; a SoulBrasil, de molhos, pimentas e geleias; a Warabu, de chocolates; a Café Apuí Agroflorestal, e a Inatú Amazônia, de óleos vegetais e produtos naturais. Nos últimos dois anos, o programa foi responsável por movimentar R$ 3,2 milhões em vendas.
“A Amazônia brasileira tem mais de cinco milhões de quilômetros quadrados de área. Em virtude dessa vastidão, o empreendedorismo da região sofre com desafios de logística e de comercialização, o que impacta não só a capacidade produtiva, mas também o preço. O que queremos é oferecer para esses negócios um programa que os auxilie a ter mais competitividade e acesso a plataformas e a informações que permitam que seus produtos alcancem ainda mais consumidores”, afirma Whilla Castelhano, Gerente de Programas do Climate Ventures, instituto idealizador da iniciativa, ao lado do Idesam e da AMAZ Aceleradora de Impacto.
Marketing e conscientização
Os negócios selecionados recebem capacitação e mentorias, além de participar de palestras, eventos e feiras de negócios. O intuito é desenvolver junto aos empreendedores estratégias de marketing, comunicação e conscientização, além de incentivar o mercado a ampliar o consumo de produtos oriundos de empresas comprometidas em gerar impactos positivos no bioma amazônico.
“O ACFP é um agente de conhecimento que prepara negócios da sociobiodiversidade amazônica voltados para o setor B2C (venda direta ao consumidor). Acreditamos que esses empreendimentos possam fazer uma diferença significativa na preservação da floresta, e que existe um mercado consumidor disposto a conhecer e valorizar seus produtos”, conclui Castelhano.
As inscrições podem ser feitas pelo link: www.amazoniaemcasa.org.br/selecao-2025. Novidades do ACFP também são compartilhadas através de seu perfil no Instagram: www.instagram.com/amazoniaemcasaflorestaempe
Amazônia em Casa, Floresta em Pé, em números:
45 negócios possuem mulheres na liderança, diretoria ou em cargos de tomada de decisão, e 36 possuem pessoas negras, pardas ou indígenas na liderança, diretoria ou em cargos de tomada de decisão;
- 27 possuem certificações de qualidade e/ou impacto positivo ao meio ambiente;
- 7 estão aptos a exportar;
- 6.674 famílias são impactadas positivamente através dos negócios apoiados pelo programa.
Sobre a Climate Ventures
A Climate Ventures é um instituto dedicado a impulsionar o ecossistema de inovação climática no Brasil. Acreditamos que o Brasil tem grande potencial para liderar a transição para uma economia verde. Nossa atuação se divide em dois eixos principais: na orquestração, em que mapeamos coordenamos e conectamos estrategicamente os principais atores do ecossistema, promovendo parcerias e conexões de negócio entre investidores, empreendedores, CEOs e reguladores; e na produção de conhecimento, em que geramos informações e análises críticas para apoiar a tomada de decisões, fornecendo insights para líderes à frente da transição para a economia verde.
Site: www.climateventures.co
Deixe um comentário