DOE AGORA

PSA: Conferência debate os marcos regulatórios dos Serviços Ambientais

PSA: Conferência debate os marcos regulatórios dos Serviços Ambientais

Governo e Empresários se reúnem em São Paulo para estruturar as regras da distribuição dos pagamentos por serviços ambientais. Recursos hídricos, regulação de gases de efeito estufa, biodiversidade, ecossistemas, carbono e REDD+ são alguns dos temas em pauta.

No dia 12 de março, a Viex Americas promoverá a conferência PSA – Pagamentos por Serviços Ambientais. O evento acontecerá em São Paulo e reunirá especialistas, investidores e representantes governamentais para discutir os caminhos de implementação de políticas públicas e oportunidades de negócios.

 

Na opinião de Rodrigo Sucesso, analista-chefe do setor de meio ambiente da VIEX Américas, o PSA 2013 acontece em um momento crítico, onde diversas esferas de governo ensaiam a definição do marco regulatório para a prática de PSA no Brasil: o projeto de lei federal do PSA deve ser efetivado e muitos estados já avançam significantemente. Paralelamente, entidades financeiras e investidores finalmente encontram no PSA uma maneira de alcançar seus objetivos mercadológicos, cumprir uma agenda socioambiental, garantir a perpetuidade de seus insumos e a compensação por atividades potencialmente poluidoras.

 

O evento se posiciona como um ambiente de alto nível para o encontro de proposições reais em projetos de PSA. O primeiro painel debaterá a lei federal de pagamentos por serviços ambientais dando ênfase ao andamento e as bases para a regulação federal. Será abordado pelo deputado federal Arnaldo Jardim e terá representantes da Fundação Amazonas Sustentável, MMA, ANA e ESALQ.

 

As iniciativas legislativas estaduais e o modelo de implementação serão tratadas no segundo painel. Os porta-vozes serão o Secretário de Estado da Agricultura do Estado de Goiás, representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo, e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de Goiás.

 

Executivos da Natura, CNI e do Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, irão analisar o funcionamento dos novos projetos de PSA no Brasil, como quem paga, quem recebe, quem se beneficia e quem controla.

 

Na sequência, Cláudio Klemz da TNC e Sergio Weguelin do BNDES, darão ênfase a captação de recursos e finaciabilidade de projetos fundamentados em PSA. Será considerada a visão de mercado e as condições para que ele exista e como ocorre a estruturação do mesmo.

 

A conferência sobre Pagamentos por Serviços Ambientais é um evento promovido pela VIEX Americas. A programação completa está disponível no site www.viex-americas.com.br e inscrições e outras informações podem ser solicitadas pelo telefone 11 5051-6535 e pelo e-mail [email protected].

 

SERVIÇO: Conferência sobre Pagamentos Por Serviços Ambientais

Data: 12 de março de 2013 Local: Novotel Morumbi – Rua Ministro Nélson Hungria, 450, Morubim, São Paulo –SP Horário: 08h30 às 18h Inscrições: 11 5051-6535 e [email protected] Site: www.viex-americas.com.br

 

SOBRE A VIEX AMERICAS 


A VIEX Americas é uma empresa brasileira de informação empresarial especializada em eventos corporativos. Com sede em São Paulo, promove conferências, fóruns e seminários no Brasil e em diversos países da América Latina ministrados pelos principais executivos das áreas de petróleo e gás natural, energia elétrica, energia renovável, recursos naturais, infraestrutura, marítima e comércio exterior. www.viex-americas.com.br

WordPress Lightbox Plugin