DOE AGORA

UEA Itacoatiara recebe palestra da série “Oportunidades Florestais”

UEA Itacoatiara recebe palestra da série “Oportunidades Florestais”

Nesta quinta-feira (10), o Idesam realizou, no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o segundo debate da série “Oportunidades Florestais”.

O convidado desta edição é o engenheiro florestal José Nivaldo Garcia, professor associado da ESALQ/USP e doutor em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo.

Garcia coordena o Laboratório de Máquinas e Engenharia da Madeira da ESALQ/USP onde a tecnologia e utilização de produtos florestais e de fibras vegetais de qualquer natureza é aplicada com a preocupação na melhoria da qualidade de vida do homem e seu ambiente.

A série Oportunidades Florestais é uma das atividades da iniciativa “Jovens Empreendedores Florestais”, e busca a difusão do conhecimento sobre as oportunidades que a floresta Amazônica oferece, principalmente aos jovens do interior.

“Nossa meta é incentivar esses jovens a assumir um papel de destaque em uma nova forma de economia baseada na gestão e uso sustentável dos recursos naturais amazônicos”, destaca Carlos Gabriel Koury, secretário executivo do Idesam.

De acordo com Koury, os debates são voltados estudantes de cursos técnicos e universitários. O objetivo é mostrar as oportunidades da floresta nas diversas formações acadêmicas, da biologia à tecnologia da informação. “Não é somente a profissionais vinculados à natureza que a floresta amazônica oferece oportunidades, diversos profissionais são necessários para o desenvolvimento efetivo de uma economia local com a floresta sendo seu eixo principal”, explica.

Para o engenheiro, a atual ausência de profissionais – principalmente de outras áreas do conhecimento – no interior do Amazonas deve ser vista pelos alunos como uma grande oportunidade de ocupar este vazio e promover uma nova economia sustentável.

Outros eventos ainda serão realizados nos próximos meses, sempre buscando parceria com os centros acadêmicos de diversas instituições de ensino do Amazonas, como Inpa, Ufam, UEA e Ifam.

WordPress Lightbox Plugin