DOE AGORA

Com suporte técnico do Idesam, produtores familiares de Apuí acessam políticas do PNAE

Com suporte técnico do Idesam, produtores familiares de Apuí acessam políticas do PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) prevê que ao menos 30% dos recursos destinados sejam gastos na agricultura familiar 

Texto: Imprensa/ Idesam
Foto: Café Apuí Agroflorestal/ Divulgação

Os produtores familiares de Apuí têm se beneficiado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Coordenado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), o PNAE destina pelo menos 30% de seus recursos à compra de produtos da agricultura familiar, promovendo a produção local e gerando renda para as famílias produtoras. 

Através da Chamada Pública nº 001/2024, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos (SEMED) de Apuí, vem garantindo a participação ativa dos pequenos produtores na alimentação escolar. O Idesam apoia dez famílias a terem acesso a mais uma forma de renda, cinco delas já são parceiras da Iniciativa Estratégica Café Apuí Agroflorestal. O Programa se estende até dezembro de 2024, e envolve dez famílias, que fornecem 24 produtos regionais, incluindo o abacate, jerimum, alface, batata doce, milho verde, melancia, entre outros. 

Vanilse Constante, analista administrativa do Idesam em Apuí, enfatiza a importância dessa articulação. “As famílias dos produtores têm muitas dificuldades para acessar tecnologias e escrever documentos necessários para participar de programas como o PNAE. Nosso papel tem sido fundamental para garantir que essas famílias consigam apresentar suas propostas e fornecer seus produtos para as escolas,” explica.  

A iniciativa não só colabora com a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar, mas também promove uma alimentação mais saudável para os estudantes das escolas municipais urbanas e rurais de Apuí. Os produtos fornecidos são frescos e regionais, contribuindo para a nutrição adequada dos alunos e para a sustentabilidade da produção local. 

“Desde o início do processo, articulamos com a Secretaria de Educação para ajudar os produtores na elaboração dos projetos, apoiando na organização de suas propostas e documentos. Isso representa uma renda significativa para eles, além de fortalecer a agricultura familiar e garantir uma merenda escolar de qualidade para as crianças”, enfatiza Vanilse. 

Com base em sua Teoria da Mudança, o Idesam se compromete a promover uma nova economia de base inclusiva e sustentável na região amazônica. O incentivo ao acesso a políticas públicas que garantam renda justa para as famílias parceiras é prioridade quando se trata de novas perspectivas agrícolas que propõem um novo modelo de desenvolvimento baseado na sustentabilidade, no combate ao desmatamento e na redução das desigualdades.  

Com a continuidade desse apoio, espera-se que mais famílias possam integrar e se beneficiar dos programas governamentais, garantindo um futuro mais promissor para a agricultura familiar e a educação alimentar no município de Apuí.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Lightbox