Idesam é uma das 100 melhores ONGs de 2023
Lista acaba de ser divulgada em premiomelhores.org. Destaques das categorias especiais e melhor do ano serão anunciadas em dezembro.
Texto: Assessoria do Prêmio Melhores ONGs, com informações da Imprensa/Idesam
Foto: Rodrigo Duarte/Idesam
O Prêmio Melhores ONGs anuncia as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2023. Na lista, que já está disponível no site premiomelhores.org, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento. Essa é a sétima edição do Prêmio, realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e pelo Instituto Doar, com o patrocínio da Ambev VOA e apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.
O Idesam está na lista das 100 pela 4ª vez. O Idesam é uma ONG amazonense com atuação na Amazônia Legal desde 2004 e trabalha pela conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia e suas populações. Possui a qualificação de Organização Social de Interesse Público (Oscip) e possui o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil, nos anos de 2017, 2020 e 2022. Recebeu o Prêmio Empreendedor Social 2022, promovido pela Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, na categoria ‘Inovação e Meio Ambiente’; e é credenciado como ator da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). Coordena as iniciativas Amaz Aceleradora de Impacto, Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal, Programa Carbono Neutro, Programa Prioritário de Bioecocomia e Observatório BR-319.
Para a diretora executiva do Idesam, Paola Bleicker, os processos de transparência, governança e prestação de contas, além do impacto que o Idesam leva para as comunidades está refletido nessa premiação e é o retorno de um trabalho de 19 anos pela conservação da floresta. “Esse prêmio demonstra o trabalho que é feito com maestria, tanto do Idesam para fora, quanto na parte de governança e de documentação da Instituição, que são executadas com muita transparência. Então é com muita felicidade que a gente recebe esse retorno, de que pelo quarto ano consecutivo, nós estamos entre as 100 melhores organizações do terceiro setor, num universo de mais de 800 OSCs (Organização da Sociedade Civil) registradas no Brasil. Então só de estarmos entre as 100 pra gente já é um reconhecimento e uma felicidade imensa”, conta.
“Quando criamos o Melhores, nosso objetivo era incentivar a cultura de doação no Brasil. Com o passar dos anos, virou algo maior que isso. Hoje, já temos a certeza de que estar na lista das melhores pode mudar a história de uma organização”, afirma Cássia Christe, diretora do IOMQQ. “O Melhores ONGs reconhece as organizações empenhadas em fazer o bem de todas as formas, para todos os públicos, em todas as causas. Quando você ouve a palavra ‘ONG’, já entende que tem ali um grupo de pessoas que criou alguma associação sem fins lucrativos para o bem comum. Isso é a beleza da sociedade trabalhando para resolver os problemas”, completa Alexandre Mansur, diretor de projetos do IOMQQ.
Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, prevista para acontecer em dezembro de 2023. Além das 100 melhores, serão premiadas as melhores ONGs por estado, causa, as dez melhores de pequeno porte, a melhor entre elas e a Melhor ONG do ano. “É um evento consolidado, mas a cada ano gostamos de trazer surpresas. Este ano, na cerimônia ao vivo, vamos trazer uma grande novidade”, antecipa Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar.
O Prêmio
Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação
Deixe um comentário