DOE AGORA

Instituto de filantropia e investimento social divulga lista de ONGs apoiadas

Instituto de filantropia e investimento social divulga lista de ONGs apoiadas

O Idesam é uma das ONGs apoiadas em parceira de três anos para fortalecimento institucional 

Texto: Imprensa/ Idesam
Foto: Thiago Looney/ Idesam

O Idesam foi anunciado como uma das cinco novas organizações selecionadas pelo Instituto ACP para uma parceria de três anos, através do apoio do Fundo LAB. O apoio fortalecerá, diretamente, um modelo de governança institucional e de sustentabilidade financeira, atrelado à Teoria da Mudança do Idesam, que guiará suas iniciativas entre 2022 e 2026. Essa teoria busca enfrentar a problemática da perda de florestas pelo desmatamento ilegal e a desigualdade social na Amazônia, visando construir uma nova economia de base inclusiva e sustentável na região. O objetivo é criar conexões e soluções para os atores das cadeias de valor locais, apontando caminhos inovadores para a conservação ambiental e a redução da pobreza. 

“A nossa expectativa é alta, uma vez que é uma área que, dificilmente, recebe apoio financeiro para o desenvolvimento, por parte dos doadores e investidores sociais. Considero um marco inovador e histórico, tanto para a nossa instituição, como para o universo do terceiro setor”, destaca Paola Bleicker, Diretora Executiva do Idesam, afirmando que com a parceria, será possível o aprimoramento e fortalecimento do desenvolvimento institucional, que fortalece as relações dentro do ecossistema e impactos de dentro para fora. 

Com uma trajetória de duas décadas dedicadas à Amazônia, o Idesam se destaca como uma das organizações mais influentes no Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente. Em 2023, pelo quarto ano consecutivo, o Idesam foi eleito como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, e recebeu destaque nacional na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

Os indicadores do primeiro ano da Teoria da Mudança 2022-2026 apontam para 7,13 milhões de hectares de florestas conservadas e 152 hectares de florestas restauradas na Amazônia; 6 mil famílias impactadas e 23 organizações sociais envolvidas. Em 2022, o Idesam apoiou o fomento a 112 cadeias de valor sustentáveis que geraram R$ 6,6 milhões na comercialização de produtos, com o envolvimento de 940 famílias impactadas diretamente e apoio a 77 negócios da sociobiodiversidade. 

O Idesam continua investindo no desenvolvimento de iniciativas estratégicas, implementando projetos e programas, além de estabelecer uma rede de parceiros estratégicos para ampliar seus impactos. Essas ações têm como propósito, a redução do desmatamento, mitigar os efeitos climáticos associados a ele e erradicar a pobreza, promovendo a organização produtiva comunitária, aumentando a produção rural sustentável e sua comercialização, bem como, acelerando negócios de impacto e desenvolvendo tecnologias para superar obstáculos e promover a bioeconomia. 

Sobre o Instituto ACP 

O Instituto ACP, fundado em 2019 pela segunda geração de uma família empreendedora, tem como missão apoiar projetos de desenvolvimento organizacional de iniciativas comprometidas em gerar impacto positivo na sociedade brasileira. Através de seu apoio financeiro, técnico e estratégico, o Instituto ACP busca fortalecer organizações da sociedade civil que se destacam em suas áreas de atuação, oferecendo suporte em diversas áreas, como planejamento estratégico, fortalecimento de governança, mobilização de recursos e parcerias, desenvolvimento de lideranças e comunicação. 

O Instituto ACP apoia projetos de desenvolvimento organizacional de iniciativas comprometidas em gerar impactos positivos na sociedade brasileira. Anualmente, oito organizações pré-selecionadas, que estejam alinhadas com o Instituto, recebem uma carta-convite para apresentar seus planos de desenvolvimento institucional. Os critérios analisados para apoiar essas instituições incluem: histórico comprovado de realizações, reconhecimento como referência em suas áreas de atuação, presença de lideranças inspiradoras e engajadas, perfil colaborativo e que apresentem desafios ou oportunidades estratégicas. Além disso, é fundamental que as organizações demonstrem ter planos sólidos para enfrentar tais desafios. 

A parceria representa um passo significativo no fortalecimento institucional e na promoção do desenvolvimento sustentável, demonstrando o potencial de colaboração entre organizações comprometidas com o bem-estar das comunidades locais e a conservação do meio ambiente. As demais Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que também serão apoiadas pelo Instituto são: Casa Fluminense, Fundo Agbara, Fundo Elas e Transparência Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Lightbox