DOE AGORA

Negócios de impacto apoiados pela AMAZ brilham em reportagem vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Negócios de impacto apoiados pela AMAZ brilham em reportagem vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Negócios de impacto apoiados pela AMAZ brilham em reportagem vencedora do Prêmio Sebrae de Jornalismo

Iniciativas sustentáveis são destaque em premiação que celebra o empreendedorismo na imprensa brasileira

Texto: Imprensa Idesam/Com informações de Agência Sebrae

Foto: Marcio Nagano

A 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo destacou iniciativas que mostram como pequenos negócios estão transformando realidades locais, com forte presença de negócios de impacto apoiados pela AMAZ Aceleradora de Impacto, que busca promover soluções sustentáveis na Amazônia. A reportagem evidenciou a importância Fundada por Zeno Gemaque, a Zeno Nativo, negócio acelerado pela AMAZ que produz castanhas do brasil e cacau fino, ingredientes que conservam a floresta em pé e garantem renda para 250 famílias na região do Rio Acará, no Pará.

A reportagem vencedora do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, “Muito além do açaí: Como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura”, do portal paraense Amazônia Vox, narra a experiência de ribeirinhos da comunidade de Acaraçú, no Pará. Eles adotaram o cultivo de cacau agroflorestal em consórcio com outras espécies, oferecendo uma alternativa sustentável à monocultura. Essa prática, que combina preservação ambiental com geração de renda, é um exemplo do impacto positivo gerado por iniciativas apoiadas pela AMAZ, que tem acelerado negócios alinhados ao desenvolvimento socioeconômico e ambiental na região.

A equipe responsável pela matéria, composta por Daniel Nardin, Marcio Nagano, Raffa Regis, Ana Paula Santos e Ricardo Garcia, também levou o troféu da categoria Jornalismo em Texto. Com apoio da Thomson Reuters Foundation, a produção jornalística destaca a importância do chocolate produzido localmente como vetor de transformação social.

O jornalista Daniel Nardin, do portal paraense Amazônia Vox, levou as categorias de “Jornalismo em Texto” e “Grande Prêmio de Jornalismo”. Foto de Erivelton Viana.

Segundo Mariano Cenamo, CEO da AMAZ Aceleradora de Impacto e fundador do IDESAM, a premiação reflete o potencial transformador de negócios de impacto. ‘’Histórias como a de Acaraçú mostram como empreendimentos locais podem aliar conservação da Amazônia à geração de renda para comunidades. Isso reforça o papel crucial de iniciativas como a AMAZ, que impulsionam modelos de negócios sustentáveis”, afirmou Cenamo.

A premiação, realizada em Brasília, contou com cinco categorias principais: Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo. O tema desta edição, “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais”, inspirou 3.076 inscrições, um recorde de 62% a mais em relação à edição anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Lightbox