DOE AGORA

NOTA: Idesam reprograma atividades de campo devido a estiagem

NOTA: Idesam reprograma atividades de campo devido a estiagem

Atividades de assistência técnica serão reduzidas até o final do ano de 2023 

Texto: Comunicação/ Idesam
Foto: Camila Garcêz/ Idesam

Nós do Idesam temos acompanhado o avanço da seca e seus desdobramentos. No Amazonas, a situação crítica afeta todos os 62 municípios da região. As comunidades integrantes das nossas iniciativas estratégicas sofrem com a escassez de recursos naturais e com a dificuldade no acesso fluvial. A maioria das nossas atividades não será suspensa ou cancelada, mas adaptada, principalmente as que demandam um fluxo alto de deslocamentos pelo interior do estado. 

No entanto, as atividades extrativistas e de manejo florestal foram interrompidas. Além disso, a logística de coleta de óleos de copaíba por organizações sociais como ASAGA (Apuí), ASPACS (Lábrea) e AACRDSU (São Sebastião do Uatumã) também precisou ser paralisada. Ainda não há dimensão das consequências financeiras e de produção dessas associações.  

As atividades de campo e escritório do Idesam em Apuí permanecem inalteradas, de acordo com a agenda de implementação. 

Estamos dimensionando os reais impactos de toda essa situação nas nossas operações e nas atividades dos nossos projetos, em contato frequente com as lideranças comunitárias, parceiros e financiadores. 

O trabalho continua 

Desde outubro, o Idesam tem mobilizado uma rede de parceiros, incluindo entidades privadas e organizações da sociedade civil, para doar ajuda emergencial às comunidades isoladas no interior do estado por meio do projeto “Regatão do Bem”. Até o momento, já foram entregues mais de 80 toneladas de alimentos. Os detalhes sobre a prestação de contas e outras informações do projeto podem ser acompanhados no site do Idesam em www.idesam.org/regataodobem. As doações ainda estão sendo arrecadadas através do PIX 07.339.438/0001-48. 

A situação no Amazonas é crítica, e a colaboração de todos é essencial para ajudar as comunidades afetadas a enfrentarem os desafios decorrentes da seca extrema. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Lightbox