DOE AGORA

Produtos da Amazônia ganham visibilidade na Feira na Rosenbaum em Manaus

Produtos da Amazônia ganham visibilidade na Feira na Rosenbaum em Manaus

Texto e foto: Steffanie Schmidt/ Idesam
Edição: Larissa Mahall/Idesam

Marcas do Movimento Amazônia em Casa, Floresta em Pé e Programa Prioritário de Bioeconomia conquistaram público em Manaus 

Criações dos negócios de impacto socioambiental na Amazônia, que vão de objetos de madeira a café agroflorestal, passando por biocosméticos e produtos alimentícios, estiveram presentes no estande do Idesam e conquistaram a preferência das mais de 8 mil pessoas presentes na primeira edição da Feira na Rosenbaum, evento realizado entre os dias 8 e 11 de junho na Fundação Amazônia Sustentável (FAS).  

Ao todo, foram comercializados R$41.048,28 em produtos da sociobiodiversidade, fruto de iniciativas estratégicas do Idesam. De forma inédita, a organização participou de uma feira de design, arte e decoração voltada à produção independente e autoral, garantindo visibilidade e posicionamento de marca, além do retorno financeiro às organizações sociais e empreendimentos da floresta.  

Os destaques ficaram por conta do Eurydice Gin, bebida destilada amazônica; da COOBA-Y, cooperativa que contribui com a comercialização do artesanato do Povo Kayapó e do Café Apuí Agroflorestal. A operação comercial dos produtos expostos pelo Idesam ficou a cargo da empresa Taberna Amazônia.  

Dezenove marcas e expositores estiveram presentes no evento:  Terramazônia, Bossapack , Moma, Café Apuí Agroflorestal, Taberna Amazônia, D’Amazônia, Smart Food, Jambuzera, Coobay, Deveras,  Urucuna, Raízes do Açaí, Ekilibre, Coopaflora, Inatú Amazônia, Manawara, CacauWay, Eurydice Gin e Biozer.  

Durante a feira, o Idesam apresentou ainda o conceito de “afeto”, presente da composição visual com mensagens de incentivo e apoio ao Movimento que conserva a floresta em pé ao mesmo tempo que gera renda para a população local. 

O mercado de economia criativa, que vem promovendo conexões narrativas entre produtores, tem se revelado extremamente estratégico para produtos de alto valor agregado, como os que contém selo de origem, rastreabilidade e que geram renda para as comunidades locais.  

“Estamos falando de produtos que têm um selo de rastreabilidade, que permitem saber de onde foi gerada a matéria prima. É dessa forma que a gente ajuda a manter a floresta em pé, a gerar incremento de renda para as comunidades, criando essas conexões entre os atores, entre pessoas que produzem esses produtos e as pessoas que querem consumir de forma sustentável”, afirmou a diretora executiva do Idesam, Paola Beicker.  

Sobre a Feira 

A feira aconteceu entre os dias 8 e 11 de junho pela primeira vez em Manaus, e levou ao público criações autorais e com identidade brasileira, a partir da curadoria de Cris Rosenbaum. Promovido no Amazonas pela D.Space, o encontro foi realizado na Fundação Amazônia Sustentável (FAS), de forma gratuita. 

Criada em 2012, a Feira na Rosenbaum, em Manaus, contou com nomes importantes da arquitetura e do design nacional, dentre eles o fotógrafo e youtuber Lufe Gomes, além do estilista amazonense Maurício Duarte, que fez sua estreia na São Paulo Fashion Week (SPFW), em 2022. O evento também já esteve em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba, Brasília, Maringá, Recife, Florianópolis e é fixa em São Paulo, no bairro Pinheiros. 

Sobre o Idesam 

O Idesam é uma Oscip com atuação na Amazônia Legal desde 2004. Em 2022, teve o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e o Prêmio Empreendedor Social- Inovação em Meio Ambiente pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab. O propósito do Instituto é promover uma nova economia de base inclusiva e sustentável na Amazônia, criando conexões aos atores de suas cadeias de valor e apontando novos caminhos inovadores para a conservação e a redução da pobreza. Coordena e apoia as iniciativas estratégicas AMAZ Aceleradora de Impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia, Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal e Programa Carbono Neutro, além da secretaria executiva do Observatório da BR-319. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Lightbox