DOE AGORA

Idesam realiza 2ª Feira de Produtores Rurais de Apuí

content image
Idesam realiza 2ª Feira de Produtores Rurais de Apuí

Comunicação IDESAM

Entre os dias 13 e 15 de setembro, durante a 26ª EXPOAP – Exposição Agropecuária de Apuí, foi realizada a segunda edição da Feira de Produtores Rurais Familiares de Apuí. A iniciativa foi possível através de uma parceria entre Idesam, Sindisul (Sindicato Rural do Sul do Amazonas), Ceuc (Centro Estadual de Unidades de Conservação) e a Prefeitura Municipal de Apuí.

Realizada pelo segundo ano consecutivo, a feira buscou oferecer um espaço onde os visitantes da EXPOAP possam encontrar os produtos da região sendo fomentados e comercializados. Os organizadores também buscam difundir iniciativas sustentáveis de produção atualmente desenvolvidas no município, como os novos modelos de pecuária semi-intensiva, reflorestamento e produção de café agroecológico.

A estrutura do evento será montada na Praça da Juventude, no Parque de Exposições de Apuí, e conta com 22 estandes, onde estarão presentes 14 produtores rurais com sua produção agroextrativista e artesanal (verduras, legumes, frutas, polpas, bolos, pães, entre outros derivados) e 8 instituições de atuação local, entre elas: IDAM, CEFFAP, APFOV e ASPROAGRO.

“Estamos felizes em apoiar a realização da segunda edição da feira. Iniciativas como essa valorizam a agricultura familiar de Apuí, que tem se mostrado cada vez mais forte e contribui para a economia do município”, destaca o secretário executivo adjunto do Idesam, Mariano Cenamo.

Neste ano, a programação do evento contou ainda com a realização de palestras e debates voltados para linhas de financiamento e crédito (confira programação). Segundo os organizadores do evento, esses pontos são fundamentais para incentivar a adoção de práticas de menor impacto ambiental e maior rentabilidade para os produtores do município.

EXPOAP 2012 (456) EXPOAP 2012 (458)

Juntamente com a Feira de Agricultores, também foi realizado o 2o. Concurso de Produtos da Agricultura Familiar, que distribuiu mais de R$ 5.000 em prêmios. Neste ano, foram contemplados os 3 melhores produtos nas categorias: maior cacho de banana, maior raiz de macaxeira, melhor queijo caseiro e melhor café.

A 2ª Feira de Produtores Rurais Familiares de Apuí é realizada com apoio da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e Fundo Vale.

Confira a seguir a programação completa do evento:

13 de Setembro (sexta-feira)

8h – Início das atividades da Feira e Recebimento dos produtos participantes do 2o. Concurso de Produtos da Agricultura Familiar.

9h30 – Solenidade de Abertura com presença dos organizadores

11h – Palestra – Linhas de Crédito Rural (Banco da Amazônia – BASA).

15h – Palestra – Cigarrinha nas pastagens (SINDISUL)

20h – Encerramento do 1o. dia da Feira

14 de Setembro (sábado)

5h30 – Abertura do 2o. dia da Feira

11h – Palestra – Linhas de Crédito Rural (Banco do Brasil)

16h – Palestra – Novo Código Florestal Brasileiro (SINDISUL)

20h – Encerramento do 2o. dia de Feira.

15 de Setembro (domingo)

7h – Abertura do 3o. e último dia da Feira

11h – Julgamento do Concurso de Produtos da Agricultura Familiar

16h – Entrega da premiação aos vencedores

17h – Sorteio brindes para os participantes da Feira.

18h – Encerramento da Feira

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin