
Projeto Café segue com distribuição de mudas em Apuí
Por Geovani Machado, técnico do Projeto Café –
Nos dois primeiros meses de 2014, estamos dando continuidade às atividades do Projeto Café com a distribuição de mudas de Ingá, Gliricídia, Eritrina, Jatobá, Itaúba, Faveira, Andiroba e Bandarra. As mudas foram entregues aos 28 produtores inscritos no projeto.
O objetivo principal dessas espécies, que serão plantadas nas lavouras de café, é fazer um sombreamento razoável e, ao mesmo tempo, fixar nitrogênio no solo, como é o caso da ingá, eritrina e gliricidia.
Cada produtor recebeu também 100 kg de composto orgânico, para usarem no plantio das espécies agroflorestais, sementes de adubação verde, sendo as espécies Feijão de porco, feijão guandu e Crotalaria Spectabilis e Juncea, as mesmas para fazerem o plantio entre linhas no cafezal.
Além das mudas e Sementes de adubação verde, cada produtor recebeu ainda 25 armadilhas contra a broca, feitas de garrafa pet, e a isca, uma mistura de álcool etílico e metílico, que é utilizada no frasquinho de 10 ml para atrair a praga.
Estamos trabalhando com essas armadilhas desde o ano passado e o resultado foi satisfatório, reduzindo de 33% de grãos brocados na área que não tem armadilha para 6% de grãos brocados nas áreas que estavam instaladas as armadilhas.
Deixe um comentário