DOE AGORA

Idesam é credenciado como ator oficial da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030)

Idesam é credenciado como ator oficial da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030)

Texto: Steffanie Schmidt/Idesam
Foto: Idesam

Sistema Agroflorestal (SAF) foi reconhecido como ação local de impacto socioambiental sustentável 

O Idesam é o mais novo ator oficial no Brasil da Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). Com atuação reconhecida na conservação da Amazônia, a organização nativa da região reafirma, no Dia Mundial do Meio Ambiente, o compromisso com o bioma Amazônia como parte do movimento global de iniciativas que trabalham pela recuperação do planeta. 

Os atores são entidades que estão desenvolvendo ativamente programas e projetos em campo, apoiando ou facilitando a articulação de atividades de restauração.  

A meta do programa liderado pela ONU é acelerar a restauração a partir e iniciativas conectadas, construindo um futuro sustentável para todos. A adesão é voluntária e as instituições parceiras têm ações pautadas na transparência, engajamento e responsabilidade com a sustentabilidade.  

A conservação por meio da recuperação do solo e do bioma desenvolvida pelo Idesam, o sistema agroflorestal (SAF), foi reconhecida como ação local de impacto global por apresentar solução sustentável para geração de renda a comunidades agroextrativistas ao mesmo tempo em que recupera o solo devastado por meio da inserção de árvores frutíferas e madeireiras nativas nas áreas de produção. Os benefícios comprovados cientificamente vão desde uma maior diversidade nos alimentos disponíveis até a extração de madeira como renda alternativa.  

Atualmente o Idesam é responsável pelo apoio à conservação de 7,13 milhões de hectares de floresta na Amazônia, tendo concluído o restauro de 152 hectares, conforme o Painel de Indicadores disponível neste link. 

Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a década da ONU é um esforço coletivo direcionado à luta contra mudanças climáticas catastróficas e voltado à proteção de um milhão de espécies atualmente ameaçadas de extinção.  

O prazo coincide com os dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por que é considerado crucial pelos cientistas, onde todas as ações importam, com metas que não pode ser cumpridas por nenhuma entidade isoladamente.  

O Idesam é uma Oscip com atuação na Amazônia Legal desde 2004 que tem como propósito promover uma nova economia de base inclusiva e sustentável na Amazônia, criando conexões aos atores de suas cadeias de valor e apontando novos caminhos inovadores para a conservação e a redução da pobreza. Coordena e apoia as iniciativas estratégicas AMAZ Aceleradora de Impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia, Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal e Programa Carbono Neutro, além da secretaria executiva do Observatório da BR-319.  Em 2022, teve o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e o Prêmio Empreendedor Social- Inovação em Meio Ambiente pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab. 

Mais informações desta agenda no site oficial da Década da ONU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Lightbox