DOE AGORA

Agricultura Familiar ganha destaque na 25ª Expoap

Agricultura Familiar ganha destaque na 25ª Expoap

15 de agosto de 2012

 

Entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2012, Idesam e Sindicato Rural do Apuí – Sindisul, com apoio financeiro do Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável, realizaram a 1ª Feira de Produtores Rurais Familiares de Apuí. O evento fez parte da programação da 25ª Exposição Agropecuária de Apuí (Expoap) e teve como objetivo ser um espaço onde os produtos da região foram fomentados e comercializados, além de difundir informações e orientação para os novos modelos de pecuária que se iniciam no município.

 

Trazendo o lema “Já se alimentou hoje? Agradeça a um produtor rural”, impresso nas camisas dos expositores, a feira buscou valorizar a produção local. “A ideia de organizar a Feira de Produtores Familiares surgiu de uma conversa entre Idesam e Sindisul. Nós nos perguntamos como uma grande exposição, como a Expoap, não tinha espaço para a agricultura familiar”, afirmou Mariano Cenamo, secretário executivo adjunto do Idesam, durante a abertura das atividades.

 

EXPOAP-2012-(507)

 

 

A Exposição Agropecuária de Apuí (Expoap) acontece há 25 anos. O objetivo do evento é valorizar a cultural local, expor a produção agrícola do município e as atividades e tecnologias do campo. Em 2012, o evento, que até então era organizado pela Prefeitura de Apuí, através da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, foi organizado pelo Sinsidul.

 

Para o presidente do Sindisul, Carlos Koch, a parceria entre o sindicato e o Idesam está rendendo bons frutos para a sociedade apuiense. “Estamos tentando fazer a diferença neste município. Nós podemos produzir muito mais, e o mais importante, sem ferir o meio ambiente, vamos buscar novas tecnologias e melhoramentos”, disse.

 

Além de exposição de produtos da agricultura familiar, a feira contou com estandes de instituições locais e/ou que atuam no município, como Idam, Viveiro Santa Luzia, Secretaria de Meio Ambiente, Asproc e Idesam. Também foi organizado um Concurso de Produtos da Agricultura Familiar, a fim de valorizar a pequena produção do município. Foram premiados produtos como queijo, mandioca, abóbora (jerimum), cacho de banana, entre outros.

 

EXPOAP-2012-(513)

 

 

Através de uma maquete, o Idesam apresentou aos visitantes o funcionamento de uma unidade demonstrativa (UD) de manejo rotacionado semiintensivo, sistema que está sendo implementado no município pelo Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí. A técnica já é realidade em quatro propriedades de Apuí e permite uma maior produção de gado em uma área menor, o que pode diminuir a degradação de novas áreas para implantação de pastagens.

 

 

Compartilhe esta notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin