DOE AGORA

Alunos do INPA visitam RDS do Uatumã para aulas práticas

Alunos do INPA visitam RDS do Uatumã para aulas práticas

 

Entre os dias 20 e 27 de novembro, alunos do curso de Mestrado Profissionalizante em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP) , do Inpa, realizaram um módulo de campo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã.
Durante uma semana, os alunos puderam vivenciar a realidade de uma Unidade de Conservação (UC) Estadual de Uso Sustentável, assim como acompanhar a implementação dos projetos e programas de gestão da UC. As atividades realizadas contaram com apoio de técnicos do Idesam e da chefe da Unidade de Conservação, Aline Britto, que apresentaram e discutiram os projetos conduzidos pelo Idesam na RDS: Manejo Florestal Comunitário, tanto madeireiro como não-madeireiro; Sistemas Agroflorestais; turismo de base comunitária com visitação a pontos turísticos da RDS (como a Serra do Jacamim e Lago do Jaraoca), entre outros.
Os estudantes também conheceram o Núcleo de Conservação e Sustentabilidade do Uatumã e o Projeto de Quelônios do Uatumã, desenvolvidos pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e pelo Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos (CPPQA), mantido pela Manaus Energia S/A, respectivamente. Eles visitaram os tabuleiros de preservação e puderam acompanhar o nascimento de quelônios e seu transporte para o berçário do projeto. Após conhecerem melhor a RDS foi realizado um exercício para avaliar e discutir o Plano de Gestão, seus programas previstos e os já implantados.
Como principal vivência os alunos puderam conversar e acompanhar um pouco do dia a dia de comunitários da reserva e suas impressões e experiências sobre a situação atual da reserva.Confira mais algumas fotos das atividades:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin