DOE AGORA

Arte e mobilização em favor do sauim-de-coleira

content image
Arte e mobilização em favor do sauim-de-coleira

Comunicação Idesam
Colaborou Guilhermo Kukolj

Quem passa pela avenida Efigênio Sales, na zona centro-sul de Manaus, de cara percebe uma mudança no visual do local. O local se tornou uma grande tela para o artista Raiz Campos, que coordenou ambientalistas e voluntários na pintura de um painel de mais de 100 metros em homenagem ao Saium-de-Coleira (Saguinus bicolor), espécie-símbolo da capital do Amazonas.

A ação integra uma campanha encabeçada por Movimento Ficha Verde (MoFV) e PAN Sauim, com apoio de diversas organizações da sociedade civil do Amazonas, entre elas o Idesam. Através da arte e mobilização, as organizações demandam a criação de um corredor ecológico ligando o Corredor Ecológico do Igarapé do Mindú e a Reserva Adolpho Ducke, que está sendo batizado de ‘Corredor Ecológico do Sauim’.

>> Envie um e-mail para o prefeito pedindo a criação do Corredor do Sauim

“Queremos sensibilizar a sociedade para a urgência da preservação das áreas verdes que ainda restam em Manaus. Ações para impedir a extinção dessas áreas verdes – e do sauim – ainda podem ser tomadas”, destaca Carolle Alarcon, secretária executiva do MoFV.

O sauim-de-coleira é uma espécie que ocorre exclusivamente na região metropolitana de Manaus e é uma das espécies mais ameaçadas de extinção da Amazônia (Portaria MMA 444/2014). O crescimento acelerado e desordenado da cidade nos últimos anos tem promovido o desaparecimento das áreas verdes, com impactos negativos não só na fauna e flora locais como também na qualidade de vida das pessoas.

No final de 2015, uma proposta técnica foi entregue à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Manaus (Semmas) e ao Ministério Público Federal (MPF-AM). Na ocasião, as organizações solicitaram uma reunião com o prefeito Arthur Virgílio Neto, a fim de obter a assinatura do decreto de criação do corredor ecológico.

Até a publicação deste texto não houve resposta da Prefeitura de Manaus.

Para saber mais sobre a proposta acesse www.pro-sauim.org

Sobre o PAN Sauim – O Plano de Ação Nacional para a conservação do Sauim-de-coleira tem como objetivo garantir populações viáveis da espécie, reduzindo sua taxa de declínio populacional e assegurando áreas protegidas para sua presença. O PAN é coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Proteção de Primatas Brasileiros – CPB e supervisionado pela Coordenação Geral de Manejo para a Conservação.

MoFV – O Movimento Ficha Verde é um movimento apartidário que tem como objetivo promover o protagonismo da sociedade civil na agenda socioambiental, bem como contribuir para o monitoramento e aprimoramento das políticas públicas. Uma plataforma democrática e pluralista, constituída de forma participativa por pessoas que acreditam que podem e devem fazer algo pela sustentabilidade da Amazônia. www.fichaverde.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin