DOE AGORA

Assistência Técnica reúne agricultores de Presidente Figueiredo

content image
Assistência Técnica reúne agricultores de Presidente Figueiredo

Por Larissa Mahall

Entre os dias 22 e 23 de fevereiro, o Idesam, em parceria com o Incra e o apoio da prefeitura de Presidente Figueiredo, realizou o I Encontro Regional de Assistência Técnica de Presidente Figueiredo. O público participante foi de 350 pessoas, entre as famílias dos assentamentos Canoas, Rio Pardo, Uatumã e Morena, além de agricultores locais e visitantes.

Na mesa de abertura sobre a assistência técnica, social e ambiental em Presidente Figueiredo, estiveram presentes o chefe de gabinete Altamir Barroso, a coordenadora da equipe de ATES do Incra/AM Keilla Fernandes, o coordenador do Projeto ATES, André Vianna, e os representantes comunitários Eleonildes Fernandes (PA Rio Pardo) e Lourival Ferreira (PDS Morena) e Elisângela Costa e Leila Gregório (PA Uatumã) e Rosineide Dimétrio (PA Canoas).

>> Confira as fotos da atividade na fanpage do Idesam

A agenda de atividades contemplou a realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), pelo Idesam e Idam, que realizaram 10 registros para regulamentação ambiental. Outro cadastro realizado foi de Registro Geral pela Secretaria de Assistência Social.

A oficina sobre técnicas de avicultura, com o sistema de chocadeira de ovo artesanal, foi destaque na programação do evento. A estrutura apresentada despertou curiosidade dos produtores, por ser uma alternativa com custo reduzido e desempenho elevado.

“A oficina da chocadeira artesanal fez sucesso e chamou a atenção dos produtores rurais, pois é uma alternativa barata e eficiente para a produção familiar”, comenta.

No atendimento técnico, o número estimado foi de 50 agricultores contemplados, que solicitaram agendamento de visita técnica na propriedade, distribuição de alevinos e orientação sobre o Fomento Mulher. Além de orientação jurídica sobre questões cíveis e de previdência social e serviços de saúde com aferição de pressão arterial e glicemia.

“O evento propiciou aos produtores rurais diversos serviços e esclarecimento de dúvidas que ajudaram tanto na produção dos agricultores, quanto em temas como a saúde de sua família”, destaca Vianna.

Palestras e exposições – Foram realizadas palestras e exposições sobre o controle do mosquito causador de dengue, Zika e Chikungunya. A Secretaria de Saúde distribuiu material informativo e orientou os presentes sobre prevenção e cuidados para combater o mosquito, que pode ser observado por microscópio em diferentes fases de desenvolvimento.

Outro tema exposto foi sobre crédito rural, conduzido pelo Banco do Brasil e Sicredi, com posterior esclarecimento de dúvidas dos agricultores. As secretarias de Agricultura e de Turismo e Associação de Guias do município apresentaram atividades e projetos desenvolvidos com a temática rural e empreendedora.

Comercialização – Os visitantes no evento puderam adquirir produtos da agricultura familiar e artesanato dos produtores dos assentados citados, além de comidas, bebidas e guloseimas de fornecedores e degustação e venda do Café Apuí Agroflorestal.

Para o técnico extensionista do Projeto ATES e um dos organizadores do evento, Áleff Lopes, o encontro tem impacto positivo na vida dos comunitários e população figueiredense.

“A atividade mostrou aos assentados alternativas de mercado e novas tecnologias agrícolas, além de proporcionar a emissão de documentos, CAR e serviços de saúde. Para nós, é uma oportunidade de expor a realidade dos assentamentos, através dos produtos e serviços que eles realizam”, comenta.

Para a agricultora do assentamento Canoas Neli das Dores, o evento foi satisfatório e atendeu suas expectativas.

“O que me motivou para participar do evento foi a oportunidade de aproveitar as atividades de atendimento jurídico e médico. Eu gostei também do espaço de brincadeiras para as crianças e do local do evento, onde eu pude me informar e me distrair”, destaca.

O evento foi realizado por Idesam e Incra, com o apoio Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo. São parceiros no evento o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) as secretarias municipais de Saúde, Serviço Social e Cidadania, Turismo, Esporte e Lazer e Agricultura.

Projeto ATES – A ação integra a agenda de trabalho do Idesam no Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (ATES), desenvolvido pelo Incra. As atividades de assistência técnica realizadas pelo Idesam estão divididas em dois lotes (como são chamados os conjuntos de assentamentos definidos pelo Incra durante chamada pública). O lote 01 comporta assentamentos em Apuí, Novo Aripuanã e Manicoré, enquanto o lote 11 é formado por áreas em Manaus e Presidente Figueiredo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin