2º Encontro Café Agroflorestal é realizado em Apuí

colheita-do-cafe

Por Priscila Rabassa

Nos dias 2 e 3 de outubro, Idesam e Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), com apoio do Fundo Vale, realizam o 2º Encontro Café Agroflorestal em Apuí.

O evento, que acontece na Câmara Municipal de Apuí, tem como objetivo reunir produtores, técnicos e especialistas das principais instituições de pesquisa da área para discutir a produção agroecológica e as novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura.

Na programação estão previstas palestras com pesquisadores da Embrapa Rondônia, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Idesam, que já desenvolvem ações do Projeto Café em Agrofloresta.

Também acontecem visitas de campo na Unidade de Observação com café clonal BRS Ouro Preto, no Viveiro Santa Luzia, e na Unidade Demonstrativa de Sistema Agroflorestal do Idesam, ambas implantadas neste ano.

Para o engenheiro agrônomo Vinícius Figueiredo, pesquisador do Idesam, o evento serve para apresentar os resultados positivos que o projeto obteve nos dois anos de atuação local trabalhando a produção agroecológica, assim como difundir a experiência para outros agricultores.

“Hoje, temos 28 agricultores familiares participando do projeto e desenvolvendo técnicas sustentáveis para a produção de um café de qualidade e certificado. Sabemos que existe ainda a necessidade de criar ações efetivas de conservação e preservação no município, e tudo aponta que estamos no caminho certo para a sustentabilidade e respeito ao homem e ao meio ambiente”, destaca.

Durante o evento, está prevista ainda a premiação do II Concurso de Melhor Café, que certifica os produtores que seguiram as orientações dos técnicos do Idesam e da Embrapa/RO, baseadas no sistema de produção sustentável.

Confira aqui a programação do evento.

Posts relacionados

Deixe um comentário