Em Brasília, Idesam apresenta avanços da ATER no Amazonas

conferencia-ater-cnater

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Por Izamir Barbosa,
Edição: Samuel Simões Neto,
Foto: cnater.gov.br

Entre os dias 21 e 23 de março, o Idesam esteve em Brasília para participar de um evento preparatório da 2ª Conferência Nacional de ATER na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (Cnater), que acontece entre 31 de maio e 3 de junho de 2016.

Convidado a participar do painel ‘Desafios Dos Extensionistas e Papel da Universidade na Formação da ATER’, o gerente do Programa de Produção Rural Sustentável do Idesam (PPRS), Gabriel Carrero, realizou uma apresentação sobre o desafio dos extensionistas e o paradigma da sustentabilidade, levando a experiência acumulada pelo instituto no apoio ao desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis.

“Frente a outras prestadoras de assistência técnica presentes no evento, o Idesam está à frente, uma vez que a questão ambiental e a preocupação com a sustentabilidade sempre estiveram atreladas à missão do instituto”, afirma.

Para Carrero, a adoção de práticas sustentáveis – como o uso de sistemas agroflorestais e a pecuária silvipastoril – permite maior fluidez e progresso das atividades no meio rural.

“Várias organizações baseiam seus sistemas na produtividade, onde é necessário fazer uma agricultura ou agropecuária visando apenas o lucro. Essa visão precisa ser atualizada conforme os novos modelos de produção sustentável”, aponta.

O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do governo, de todas as regiões do Brasil.

Leave a comment