(Português do Brasil) ‘Maués Eco Artes’ une consciência ambiental e manifestações artísticas na Terra do Guaraná

mostra-artes-urbanas-maues2-2018-2

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Evento mostra como a arte e a preservação do meio ambiente precisam coexistir na cidade

 

Imagem: Arquivo Idesam

 

A Praia da Ponta da Maresia — um dos principais cartões-postais de Maués (AM) — será palco do Maués Eco Artes, evento que vai promover uma interação entre cultura, arte e meio ambiente, no dia 18 de novembro, a partir das 7h. Entre as atividades do Maués Eco Artes estão o transplante de árvores, produção e exposição de grafite, fotografias e arte indígena, tudo embalado por muita música ao vivo e DJs convidados.

Além da presença de artistas locais, o Maués Eco Artes conta ainda com uma Gincana Ecológica, que premiará até o terceiro colocado na competição, totalizando R$3 mil em prêmios. Para participar da gincana, a equipe deve se inscrever até o dia 14 de novembro, no Museu do Homem de Maués. A Gincana Ecológica tem por objetivo não só retirar lixo das praias, mas também incentivar os grupos inscritos a produzirem poesias, músicas e outras formas de expressão artística dentro do tema.

Segundo um dos organizadores, o artista e grafiteiro Eric Dammon, a ideia do evento surgiu em uma das reuniões dos Grupos de Trabalho da Aliança Guaraná de Maués (AGM), tendo em mente a preservação da natureza e a importância da educação ecológica, artística e social.  Dammon disse esperar que a mensagem do evento chegue a toda população mauesense, em especial aos jovens. Além da organização e curadoria, Dammon também vai participar na pintura de um painel grafitado que ficará exposto na orla da cidade, por onde boa parte dos visitantes chega a Maués.

“A gente quase não vê eventos desse tipo sendo realizados e a Aliança Guaraná de Maués veio fortalecer diversos âmbitos da sociedade local, principalmente na esfera da arte e da educação. A partir do momento que começaram as atividades da AGM, muitos artistas começaram a aparecer. Aqueceu mais a atividade cultural na cidade e Maués está sendo mais divulgada com essas ações”, ressalta Dammon.

O Maués Eco Artes terá ainda a participação de diferentes manifestações artísticas tradicionais, como o ritmo Gambá (Grupo Pingo de Luz), apresentações de cultura indígena com representantes povo Sateré-Mawé (comunidade Ilha Michiles), que contribuem compartilhando seus costumes, artesanato, músicas e até mesmo sua medicina ancestral.

O evento é uma realização da Aliança Guaraná de Maués em parceria com diversas organizações que apoiam a iniciativa, como o Idesam, Guaraná Antárctica, Ambev, Prefeitura de Maués, Usaid, Ifam, UEA, Hotel Miramar, Pousada Waikiru, Ponto de Cultura Cultuam, Mama Ekos, Urbanus e Mawezia Turismo.

Related Posts

Leave a comment